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Universidade Lusófona

Marketing Digital

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT168-14507

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ¿ definição de conceitos e ferramentas
2. Consumo e Comportamento do Consumidor online
3. O Desenvolvimento de um Plano de Marketing/Comunicação Digital
4. O Futuro, Agora - novas tendências e ferramentas
5. Guias Práticos e Análise de Cases

Objetivos

- Familiarizar os alunos com o panorama digital contemporâneo.
- Informar acerca das vastas possibilidades que a Web tem como uma ferramenta
sólida e útil para os marketeers.
-
Dar a conhecer o consumidor atual e os seus hábitos de utilização de plataformas
web.
-
Articular conceitos teóricos com a sua aplicação prática, de modo a facultar todas
as ferramentas para a criação de um plano de Marketing Digital realista e
relevante aos dias de hoje.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Reconhecer e saber analisar a implementação das ferramentas disponíveis no
meio online, bem como as suas especificidades
- Saber identificar novas tendências e as suas potencialidades para as marcas
- Ser capaz de criar um plano de marketing/comunicação digital e de o implementar
- Desenvolver espírito crítico, iniciativa, capacidade de monitorização e resolução
de problemas.

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino:
Exposição Teórica em aula, com apoio de bibliografia auxiliar.
Apresentação de Casos de Estudo (fornecidos pelo docente ou pelos alunos) em
aula e respectiva análise, individual ou colectiva, e debate sobre os mesmos.
Avaliação:
- Avaliação da participação em sala de aula, seja por meio de questões, debate, ou
pelo meio de apresentação de casos práticos relevantes para a matéria lecionada
e respectiva análise. (10%)
- 1 Trabalho de grupo escrito, com apresentação em aula, que consistirá no
desenvolvimento de um plano de Marketing ou Comunicação Digital para uma
marca ou entidade à escolha pelos discentes. (45%)
- 1 Trabalho escrito, em dupla, que consistirá na análise de um caso prático à
escolha, à luz da matéria fornecida ao longo do semestre, com identificação dos
pontos fortes e fracos, e sugestão/recomendações de melhoria. (15%)
- 1 Teste Escrito. (30%)

Bibliografia principal

Cardoso, G. (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
Carrera, F. (2012). Marketing Digital na Versão 2.0 - O que não pode ignorar. 2ª
Edição. Lisboa: Edições Sílabo.
Castells, M. (2002). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Vol. 1: A
Sociedade em Rede, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Dias, P. (2014). Viver na Sociedade Digital. Parede: Princípia.
McLuhan, M. (2008). Compreender os Meios de Comunicação: Extensões do Homem. Lisboa: Relógio de Água.
Pitt, L.; Berthon, P. and Watson, R. (1999) Cyberservice: Taming Service Marketing
Problems with the World Wide Web. Indianapolis: HBS Publishing.
Rian, D. and Jones, C. (2009) Understanding Digital Marketing. London: Kogan
Page.
Tapscott, D. (2008). Grown Up Digital: How the Net Generation is changing our
world. EUA: McGraw-Hill.