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Universidade Lusófona

Marketing Digital

Disciplina do Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT168-14507

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O programa é composto 15 sessões divididas por 7 blocos

Introdução ao Marketing Digital e Search Engine Marketing (2 aulas )
Search Engine Optimization (SEO) (3 aulas)
Avaliação de performance e métricas em marketing Digital (2 aulas)
E-Mail Marketing (3 aulas)
Search Engine Advertising / PPC (SEA) (3 aulas)
Introdução àcriação de anúncios para Facebook e Instagram (1 aula)
Projeto Prático de Marketing Digital (1 aula)

Objetivos

A unidade curricular tem como principais objetivos:
Dotar os alunos de competências teóricas e práticas na área de Marketing Digital, com um enfoque particular nas técnicas aplicadas em Search Engine Marketing;
Dotar os alunos de competências no uso das principais ferramentas e na aplicação de técnicas atuais em SEM;
Dotar os alunos de uma visão alargada do complexo ecossistema que constitui hoje o Marketing Digital e as suas diferentes áreas de atuação e especificidades.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Sendo o Marketing Digital e em particular o Search Engine Marketing uma área em permanente evolução em técnicas, ferramentas e em soluções, é importante sensibilizar os alunos para as dinâmicas próprias da área, de modo que desenvolvam a capacidade de se atualizarem permanentemente sobre as técnicas e práticas do ecossistema do Marketing Digital. Deste modo, no final do semestre, a presente unidade curricular terá conseguido:

Dotar os alunos de competências práticas e atuais em SEM de modo a valorizar a sua formação e integração no mercado de trabalho
Dotar os alunos de capacidade crítica e analítica, mas também estratégica na aplicação de técnicas de SEM
Dotar os alunos de competências na definição de métricas de avaliação de desempenho em Marketing Digital

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas terão um carácter teórico/prático com a aplicação e exploração de casos práticos nos diferentes módulos com discussão em aula.
Os alunos terão experiência prática com as principais ferramentas e técnicas aplicadas atualmente em Search Engine Marketing.

A avaliação consistirá no desenvolvimento de um projecto prático de Marketing Digital realizado em grupo a entregar no final do semestre (50%), quatro (4) testes de avaliação individual num formato de resposta múltipla (40% - 4X10%) e 10% para participação e assiduidade.

Os alunos em avaliação contínua não podem exceder por módulo de 7 aulas o número de 2 aulas de 2 horas (4 horas) sem justificação.

Bibliografia principal

Atelier Digital da Google
Google Digital Garage
Google Analytics Academy
Facebook Blueprint
https://analyticsacademy.withgoogle.com
https://support.google.com/analytics#topic=3544906
https://support.google.com/adwords
https://www.google.pt/trends/explore
https://ads.twitter.com/
https://business.linkedin.com/marketing-solutions
https://moz.com/beginners-guide-to-seo

Kotler, P., Keller, K. L., Ancarani, F., & Costabile, M. (2014). Marketing management 14/e. Pearson.
Kaufman, Ira Horton, Chris (2014) Digital Marketing: Integrating Strategy and Tactics with Values, A Guidebook for Executives, Managers, and Students, Londres, Routledge
Karwal, Shivani (2015) Digital Marketing Handbook: A Guide to Search Engine Optimization, Pay per Click Marketing, Email Marketing, Content Marketing, Social Media Marketing, CreateSpace Inde