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Universidade Lusófona

Marketing Estratégico

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-1945

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O Marketing Estratégico
2. Modelos de diagnóstico estratégico
3. Elaboração de Objectivos
4. Selecção de mercados e posicionamento
5. Formulação da política de Marketing

Objetivos

A unidade curricular de marketing estratégico lida com a compreensão do processo de desenvolvimento e
implementação de uma estratégia de marketing e de como esse processo pode ser gerido por ganhar a que uma
organização possa manter um desempenho superior num mercado.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Espera-se que no final desta unidade curricular o aluno possua as competências necessárias para elaborar a análise
das políticas e estratégias de Marketing de uma empresa, sabendo elaborar o diagnóstico da situação e estabelecer
os objectivos e linhas estratégicas a aplicar.

Metodologias de ensino e avaliação

Uma prova de frequência escrita (individual 25%); cinco mini-testes (5% cada) um projecto de grupo (3 elementos)
definição de uma estratégia numa empresa do sector de serviços ou produtos de grande consumo (enunciado a
disponibilizar) (50%)

Bibliografia principal

Aaker, D., Strategic market management (7ª ed), John Wiley & Sons, NJ, 2005
Hooley, Saunders, Piercy & Nicoulaud (2008), Marketing Strategy and Competitive Positioning, 4/E, NY: Prentice Hall
Kerin & Peterson (2013) Strategic Marketing Problems, 13/E, NY: Prentice Hall
Mooradian, Matzler & Ring (2012) Strategic Marketing, 1/E, NY: Prentice Hall