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Universidade Lusófona

Marketing Internacional

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-3321

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

INTRODUÇÃO
A globalização dos mercados
A evolução do marketing global
Blocos económicos
Acordos Mundiais de Comércio
CONTEXTO INTERNACIONAL
Ambiente económico
Ambiente sócio-cultural
Outros factores Macro
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de informação
Pesquisa em marketing internacional

DECISÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
-Tomada de Decisão
-Modos de Internacionalização
- Exportação
- Agente
- Distribuidor
- Licenciamento
- Franchising
- Joint-Venture
- Alianças / Parcerias
- Subsidiárias / IDE
ESTRATÉGIA DE MARKETING INTERNACIONAL
-Produto
-Preço
-Distribuição
-Comunicação
-Serviço

Objetivos

Apresentar os factores envolventes que influenciam o marketing internacional, as suas semelhanças e diferenças relativamente ao marketing em ambiente doméstico;
- Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes ao nível da envolvente no marketing internacional;
- Avaliar e justificar a teoria do marketing internacional;
- Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função marketing em ambiente internacional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A disciplina apresenta os conceitos, princípios e teorias do marketing internacional realçando a complexidade de problemas patentes nos mercados internacionais;
Os conceitos do marketing em contexto internacional são abordados por
comparação aos conhecimentos teóricos gerais utilizados no mercado doméstico;
Procura-se alcançar uma compreensão ao nível da resolução de problemas e tomada de decisões no contexto do marketing internacional;
Os alunos deverão ter competências para elaborar um plano de marketing e lançar um produto/serviço noutro mercado que não o de origem.

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing internacional com exemplos práticos do mercado que permita a sua ligação com a prática.
Aplicarão os principais conceitos de marketing internacional num trabalho que irão desenvolver ao longo do semestre com a internacionalização de uma empresa portuguesa num país à escolha.
As aulas teóricas são suportadas por documentação on-line no Moodle com artigos científicos (teoria), de imprensa (prática) e por vídeos.
Os alunos farão uma frequência (50%), uma aula no exterior com um case study (20%) e um trabalho de internacionalização de uma empresa (30%).
A presença dos alunos é obrigatória para 75% das aulas e os alunos que tiverem menos de 8 na frequência vão directamente a exame.

Bibliografia principal

Cateora, P., Graham, J. e Gilly, M. (2016), International Marketing, 17
Edition, McGraw Hill Education;
! Czinkota, M. e Ronkainen, I. (2012), Principles of International Marketing
- International Edition, 10 Edition, Cengage Learning;
! Viana, C. e Hortinha, J. (2009), Marketing Internacional, 2ª Edição ¿ 3ª
Impressão, Sílabo.