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Universidade Lusófona

Metodologias de Análise da Imagem

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT168-1417

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Imagem e representação
1.1. O que é a imagem?
1.2. A imagem enquanto signo;
1.3. A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce;
1.4. O ícone, o índice e o símbolo;
2. A interpretação visual
2.1. Denotação versus conotação: os mecanismos associativos;
2.2. Os códigos visuais;
2.3. Elementos formais e saberes técnicos;
2.4. O enquadramento mediático e multimodalidade;
2.5. A imagem e o texto: ancoragem e ligação;
2.6. A retórica das imagens.
3. A imagem e o Homem
3.1 A imagem e a visão na cultura ocidental;
3.2. Visão e conhecimento: o espírito empírico moderno;
3.3. Imagem, técnica e imagem técnica: definição e especificidades;

Objetivos

Fornecer conceitos e enquadramentos teóricos que permitam pensar e analisar imagens. Fazer compreender a evolução dos pensamentos sobre as imagens e suas implicações na actualidade. Analisar a incidência de mecanismos de veridicção na imagem fotográfica. Interpretar imagens identificando códigos visuais, elementos paratextuais, enquadramentos mediáticos diversificados e mecanismos de conotação

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreensão dos principais programas em torno dos quais gravita a visualidade moderna. Capacidade de compreensão da medialidade em que se inscreve o actual funcionamento das imagens. Maior conhecimento dos mecanismos de interpretação visual e da programação retórica das imagens, designadamente do jornalismo e da publicidade.

Metodologias de ensino e avaliação

1. A avaliação desta unidade curricular (u.c.) é contínua e estrutura-se do seguinte modo: apresentação oral de 1 texto indicado neste programa (30%); exercício análise de 2 imagens (30%); 1 frequência (40%).
2. O incumprimento das apresentações na data calendarizada no início do semestre impossibilita a sua realização em aulas seguintes (nos casos de justificação médica, será indicado outro texto ao aluno);
3. A u.c., por ser teórico-prática, não tem avaliação por exame em 1ª época, e o exame de recurso consistirá na realização de uma prova escrita com o mesmo formato que a frequência da avaliação contínua. Ficam aprovados todos os alunos que tiverem nota mínima final de 10 valores.
4. A avaliação contínua depende da frequência de 70% das aulas leccionadas.

Bibliografia principal

BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso, Lisboa, Edições 70
BELTING, Hans (2011), A verdadeira imagem, Lisboa, Dafne Editora.
DUBOIS, Philippe (1991), O acto fotográfico, Lisboa, Vega.
GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Lisboa, Ed. 70, 2007
JENKS, Chris (1995), Visual Culture, Londres e Nova Iorque, Routledge.
JOLY, Martine (1999), Introdução à análise de imagem, Lisboa, Edições 70
JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70
JOLY, Martine (2005), A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70
LISTER, Martin (1995), The photographic image in digital culture, Londres, Routledge.