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Universidade Lusófona

Metodologias de Análise do Texto e do Discurso

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULHT168-2347

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Diacronia crítica dos conceitos de discurso e de texto.
a) O dever da palavra nas sociedades primitivas;
b) O discurso humano enquanto construção do/contra o poder;
c) Introdução à retórica;
d) Crise das sociedades orais e disseminação da cultura escrita;
e) A passagem das estruturas míticas às estruturas discursivas da cultura ocidental;
f) O que é um «texto»?
g) Que relações estabelece o texto com o mundo.
. A significação, representação e interpretação
3. As novas formas do texto
a) As materialidades da comunicação e as «enformações» do texto;
b) A escrita como técnica.
c) Os modos de ler
4. A relação hermenêutica com os textos
5. O sujeito e a pergunta pelo autor.
a) Sujeito da interpretação/sujeito
b) História do estatuto de autor.
c) Marcas textuais do autor.
d) O desaparecimento do autor.
6. O uso da escrita e as mudanças na compreensão do mundo.
7. Os modos de comunicação e a interação discursiva nas relações sociais.

Objetivos

Constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos, na sua função comunicativa, e constituir um esclarecimento sobre os diferentes dispositivos e instrumentos, seus efeitos no humano e nas modalidades de escrita e leitura. Constituir nos estudantes uma aptidão própria para uma reflexão sobre os autores, suas obras e sobre o seu próprio discurso.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta disciplina pretende motivar um questionamento dos diversos planos linguísticos, textuais e discursivos que enquadram e regulam os fenómenos comunicativos. Interroga-se a cultura do texto, não só aquela que produz textos, mas também aquela que por estes é (re)constituída. Parte-se, num plano propedêutico, da própria definição de linguagem verbal e da sua especificidade face a outras linguagens, sendo apresentadas algumas diacronias linguístico-antropológicas da discursividade humana, as estratégias que aí se geram e as mutações culturais daí derivadas. A constituição da textualidade ocidental, a sua determinação no campo das ideias e das práticas políticas, económicas, religiosas e filosóficas, será uma outra vertente fundamental da unidade curricular. Questionam-se aqui os fenómenos da especificidade cultural das práticas discursivas do Ocidente e a formação de figuras-chave na determinação do campo textual: autor, crítico, intérprete, leitor.

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação em sala de aula, com assiduidade, dos conteúdos programáticos e sua discussão. São elaborados 3 trabalhos que valem 50% da nota final que incidem sobre parte da matéria pedagógica desenvolvida. Os trabalhos são obrigatórios.
Prova Escrita de frequência (50% da classificação final) + Trabalhos (50%)
Os estudantes devem ter uma % de assiduidade em sala aula de, pelo menos, 75%.
Ficam dispensados de exame aqueles alunos que obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia principal

PALMER, Richard E. (1989). Hermenêutica. Lisboa: Edições 70.
PLATÃO, Crátilo: Diálogo sobre a Justeza dos Nomes. Lisboa: Sá da Costa.
RICOEUR, Paul. O Conflito das Interpretrações. Porto: Rés.
RICOEUR, Paul. Do Texto à Acção: Ensaios de Hermenêutica II. Porto: Rés.
STEINER, George. (2002). Depois de Babel: Aspectos da Linguagem e Tradução. Lisboa: Relógio d¿Água.
STEINER, George. (2002).Gramática da Criação. Lisboa: Relógio d¿ Água