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Universidade Lusófona

Métodos de Pesquisa e de Investigação

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-7030

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.1- O conhecimento científico nas Ciências Sociais: características
1.2- Investigação Quantitativa e Investigação Qualitativa
1.3- Aspectos práticos da Investigação (gestão do tempo, calendarização, exequibilidade)
2. Fases da investigação científica I: da teoria à operacionalização
2.1. A escolha do tema: princípios gerais
2.2. A exploração:
2.2.1. O papel de comando da teoria
2.2.2. A revisão da literatura
2.2.2.1. O processo de pesquisa bibliográfica
2.2.2.2. Descrição, avaliação e comparação da informação
2.4.Fontes de informação
2.5. A aplicação de técnicas exploratórias
2.6. O enquadramento teórico (formulação de hipóteses, construção de variáveis e indicadores)
3. Fases da investigação científica II
3.1. Classificação dos métodos e técnicas de investigação
4. Recolha, tratamento e análise de dados
4.1. Noções básicas sobre amostragens
4.2. Noções básicas de SPSS
5. Produção do relatório de investigação

Objetivos

a) Distinguir a natureza do conhecimento científico do conhecimento do senso comum;
b) Dominar as fases do processo de investigação científica;
c) Perceber a diversidade de metodologias disponíveis em matéria de investigação;

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

d) Ser capaz de desenvolver a autonomia pessoal, a visão crítica, a pesquisa de métodos de trabalho necessários
ao estudo do fenómeno comunicacional.
e) Ser capaz de produzir um relatório escrito de pesquisa tendo como base um problema concreto de uma
organização. Este relatório deve estar em conformidade com o problema identificado e deve integrar as diversas fases, técnicas e instrumentos adequados à sua implementação.

Metodologias de ensino e avaliação

A relação pedagógica pretende-se que seja interactiva e empática, considerando que esta relação está em grande
medida associada ao processo de comunicação, o objectivo da unidade curricular é o de utilizar múltiplos canais e
métodos. Pretende-se não utilizar unicamente metodologias expositivas e procurar sempre que possível criar
condições para que:
- sejam os alunos a produzir, a expor e a exporem-se perante os pares;
- sejam realizados seminários com profissionais ;
- sejam desenvolvidos trabalhos de pesquisa alicerçados em dados reais.

Bibliografia principal

BARAÑANO, Ana Maria (2004) Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: manual de apoio à realização de
trabalhos de investigação. Lisboa, Edições Sílabo
BRAVO, R.S. (2001) Técnicas de Investigación Social. Teoria y Ejercicios, 14ª ed., Madrid: Thomson Learning
BURNS, Robert B. (2000) Introduction to Research Methods. London: SAGE
GHIGLIONE, R.; MATALON, B. (1992) O Inquérito, Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora
HILL, M.; HILL, A. (2000) Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Sílabo
FLICK, Uwe (1998) An Introduction to Qualitative Research. London: SAGE
HART, Chris (1998) Doing a Literature Review. London: SAGE
REMENYI, Dan et al (1998) Doing Research in Business and Management. London: SAGE
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. (2000) Research Methods for Business Students. Harlow: Prentice-Hall
SCHUTT, Russell K. (1996) Investigating the Social World. Thousand Oaks: Pine Forge Press