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Universidade Lusófona

Planeamento de Meios

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-7049

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O Plano de Meios
Conceitos fundamentais para o Planeamento de Meios Investigação de audiências
Planeamento em Imprensa
- Características da imprensa enquanto suporte publicitário
- Ferramentas de planeamento
Planeamento em Televisão
- Características da televisão enquanto suporte publicitário
- Ferramentas de planeamento
Planeamento em Rádio
- Características da rádio enquanto suporte publicitário
- Ferramentas de planeamento
Planeamento em Publicidade Exterior
- Características publicidade exterior enquanto suporte publicitário
- Ferramentas de planeamento
- Planeamento em Internet
- Características da internet enquanto suporte publicitário
- Ferramentas de Planeamento

Objetivos

É objectivo da unidade curricular dotar os alunos de um quadro de percepção para as características dos precários meios difusores de publicidade, permitindo um conhecimento científico optimizador de recursos de investimento publicitário.
A capacidade de distinguir as diferenças dos diversos meios enquanto suportes publicitários. Saber
seleccionar os mais adequados e eficazes suportes publicitários aos diferentes tipos de objectivos, estratégias, estilos utilizados pela publicidade. Possuir os conhecimentos necessários para negociar e comprar espaço publicitário.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Dotar os alunos de um quadro de percepção para as características dos precários meios difusores de publicidade, permitindo um conhecimento científico optimizador de recursos de investimento publicitário.
A capacidade de distinguir as diferenças dos diversos meios enquanto suportes publicitários. Saber seleccionar os mais adequados e eficazes suportes publicitários aos diferentes tipos de objectivos, estratégias, estilos utilizados pela publicidade. Possuir os conhecimentos necessários para negociar e comprar espaço publicitário.

Metodologias de ensino e avaliação

Expositiva no fornecimento de conceitos do planeamento de meios.
Demonstrativa através de case-studies.
Participativa através da discussão de textos fornecidos (artigos).
Avaliação.
Frequência escrita no final do Semestre (50%) e plano de meios de uma campanha incluindo a sua apresentação (50%)

Bibliografia principal

Aprile, O., La publicidad estratégica, Editorial Paidós, Buenos Aires, 2000
Baron, L., Sissor, Y., Advertising Media Planning (7ºed). NTC Business Book. Illinois, 2010.
Caetano, J., Estrela, R., Introdução à Publicidade, Porto, Edicções Ipam, 2004
Cooper, A. (ed.), How to plan Advertising. Cassel. Wiltshire (GB). 1997.
Cowley, D., Como Planificar a Publicidade, Edições CETOP. Lisboa. 1991.
Eguizábal Maza, R., Antonio Caro (eds), Medición, Investigación e Información de la Publicidad. Edipo. Madrid.
1996.
Kelley, L., Jugehneirmer, D., Advertising Media Planning: A Brand Management Approach, NY, M.E. Sharp,
2008
López, E., Lobo, M., Manual de planificación de medios. ESIC Editorial. Madrid. 1997.
Pérez-Lantre, F., Planificación y gestión de medios publicitários, Editorial Ariel, Barcelona, 2000
Schultz, D., outros, Essentials of advertising strategy (3ª ed.), : NTC Business Books, Illinois, Boston, 1996