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Universidade Lusófona

Técnicas de Expressão Escrita

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT168-1412

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Generalidades
1.1.As línguas naturais e a representação do mundo
1.2.Ambiguidade e vagueza
1.2.1.Interferências contextuais, situacionais, ontológicas
1.3. Gramaticalidade e validade
2. A pontuação na língua portuguesa
2.1. ¿informação¿ e ¿afectos"- os planos semântico, sintáctico e fónico
3. Concordâncias
3.1.Em estruturas VS
3.2.Com sujeitos em processos de quantificação complexa
3.2.1.Com predicados verbais
3.2.2.Com predicados adjectivais
3.2.3.Com predicados nominais
3.3. Com pronomes relativos com função de sujeito
3.4. Silepse
4. Orações relativas (questões pertinentes)
5. A velocidade do discurso
5.1. Estrutura argumental dos predicados
5.1.1. Número de argumentos seleccionados
5.1.2. Categorias sintácticas dos argumentos seleccionados
5.2. Estruturas expandidas
5.3. Estruturas elípticas
5.4. Coordenação e subordinação
5.5. Decomposição das situações
5.6. Pontuação
5.7. Léxico
6. Figuras da sintaxe

Objetivos

A cadeira tem como objectivo essencial o aperfeiçoamento das competências no domínio do português escrito e das capacidades de produção de vários registos. A vertente pragmática é apoiada numa aparelhagem teórica conducente a uma consciencialização das técnicas de escrita e dos vários mecanismos e estruturas exigidos pelos diferentes registos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecer o funcionamento da língua e os processos de enunciação. Identificar diferentes manifestações linguísticas que promovem diferentes registos discursivos. Produzir diferentes tipos de enunciados e registos discursivos

Metodologias de ensino e avaliação

Partir da prática para a formulação teórica e/ou (dependendo dos conteúdos) exposição teórica e subsequente prática.
Avaliação: dois testes (20% o primeiro e 40% o segundo), um trabalho de final de semestre (30%); 10% para avaliação dos trabalhos feitos ao longo do semestre e participação nas aulas.

Bibliografia principal

Recommended or required reading:
CUNHA, C., e CINTRA, L., (1984), Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa, Edições Sá da Costa
DOWTY, D., (1986), ¿The Effects of Aspectual Class on the Temporal Structure of Discourse¿: Semantics or Pragmatics? Linguistics and Philosophy, vol.9, nº1, 37-62
MATEUS, M. H., et al., (2003), Gramática da Língua Portuguesa, Coimbra, Editorial Caminho.
LOPES, O., (1972) Gramática Simbólica do Português, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
PERES, J., MÓIA, T., (1995), Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho.
PESSOA, C., (2009), A pontuação na língua portuguesa, ms