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Universidade Lusófona

Teoria do Marketing

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT168-1676

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução do Marketing
1.1. Discussão do conceito
1.2. Evolução das ópticas de mercado
2. O Marketing e a envolvente
2.1. Forças do macro-ambiente da empresa
2.2. Agentes do micro-ambiente da empresa
3. O Mercado
3.1. Conceitos e tipos de mercado
3.2. Tipos de pesquisa de mercado
4. Comportamento do Consumidor
4.1. Variáveis explicativas individuais
4.2. Variáveis explicativas sociológicas
4.3. Análise do processo de tomada de decisão
5. Análise SWOT
6. Segmentação e posicionamento
6.1. Segmentação de mercado, o que significa
6.1.1. Características dos critérios de segmentação
6.1.2. Processo de Segmentação
6.1.3. Selecção de Mercados-Alvo
6.2. O Posicionamento
6.2.1. Tipos de Posicionamento
6.2.2. Passos para o Posicionamento
7. Objectivos e Estratégias de Marketing
8. Marketing-mix
8.1. Produto
8.2. Serviço
8.3. Preço
8.4. Distribuição
8.5. Comunicação

Objetivos

Apresentar os factores envolventes que influenciam o marketing;
Informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos
Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no
marketing;
Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas
variáveis;
Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão
da função marketing e de account manager.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Para atribuição dos créditos correspondentes à disciplina, os alunos deverão
demonstrar as seguintes competências:
Entender o conceito de Marketing na sua globalidade e particularidades;
Entender a importância do Marketing no seu meio de actuação;
Conhecer o consumidor e o que o move para a compra, seus
influenciadores;
Saber como se desenvolve um processo de segmentação de mercado e
como se lecciona o mercado-alvo da empresa;
Conhecer e ter capacidade de definir as principais variáveis do marketing
mix.

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permita a sua ligação com a prática.
As aulas teóricas são suportadas por documentação on-line no Moodle com artigos
científicos (teoria) e de imprensa (prática) e por vídeos.
Serão avaliados através de frequência, de um trabalho sobre os temas de marketing da actualidade e da assiduidade / participação em sala de aula.

Bibliografia principal

Administração de Marketing - Edição do Novo Milénio
Edição Northwestern University
Philip Kotler
14ª Edição
Edição 2012
MERCATOR XXI ¿ Teoria e Prática do Marketing
Publicações D. Quixote
Lendrevie, Jacques; Lindon, Denis; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente
Edição 2011