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Universidade Lusófona

Teoria dos Media

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-1421

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1) Determinação genealógica do conceito de «meio». Sentido e objecto de uma teoria dos media. Os dispositivos técnicos e a sua discursividade: da antiguidade ao presente.
2) Media, discurso, realidade; media e poder; media e suspeição; media e simulações; remediação.
3) Crítica marxista dos media: Walter Benjamin: media e arte; Günther Anders: mundo em imagens; Hans Magnus Enzensberger: media e mobilização.
4) A escola canadiana dos media: Harold A. Innis: tempo e espaço; Eric A. Havelock: a herança grega; Marshall McLuhan: as extensões do corpo.
5) Teoria dos meios como filosofia dos media: Clement Greenberg: media e arte; Niklas Luhmann: forma e meio; Vilém Flusser: a imagem técnica; Jean Baudrillard: a agonia do real; Paul Virilio: excesso e velocidade; Boris Groys: o submediático; Bolter & Grusin: a remediação; Friedrich Kittler: a expiação do espírito.

Objetivos

a) distinguir meio e tecnologia;
b) descrever a tecnologização da experiência;
c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica;
d) identificar os principais paradigmas no pensamento das mediações;
e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo;
f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura;
g) conhecer a genealogia dos meios;
h) reconhecer a `realidade dos media¿;
i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas;
j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media;
k) conhecer as relações entre media e sociedade;
l) determinar o impacto dos media na estética e nas artes;
m) saber identificar as estratégias políticas dos media;
n) identificar as linhas de investigação em media, prática e teoricamente ;
o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático e fechado sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade .

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

a) distinguir meio e tecnologia;
b) descrever a tecnologização da experiência;
c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica;
d) identificar os principais paradigmas no pensamento das mediações;
e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo;
f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura;
g) conhecer a genealogia dos meios;
h) reconhecer a `realidade dos media¿;
i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas;
j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media;
k) conhecer as relações entre media e sociedade;
l) determinar o impacto dos media na estética e nas artes;
m) saber identificar as estratégias políticas dos media;
n) identificar as linhas de investigação em media, prática e teoricamente ;
o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático e fechado sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade .

Metodologias de ensino e avaliação

Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística textual e hermenêutica serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados.
Avaliação: a avaliação terá dois momentos, um qualitativo e outro quantitativo. O qualitativo será testado pela assiduidade dos alunos e a sua participação, bem como de um exercício de apresentação de um tema-problema presente no programa. A avaliação quantitativa faz-se pela elaboração de um `paper¿ científico sobre o problema apresentado anteriormente.
Ponderação da avaliação: assiduidade: 20%; apresentação oral: 30%; `paper¿ científico: 50%.

Bibliografia principal

Anders, Günther (2002). L¿Obsolescence de l¿homme. Paris: Ivrea.
Baudrillard, Jean (1996). O crime perfeito. Lisboa: Relógio d`Água.
Benjamin, Walter (2006). «A obra de arte na era da sua possibilidade de reprodução técnica». Lisboa: Assírio & Alvim.
Enzensberger, Hans Magnus (1997). «Constituents of a Theory of Media». In Druckrey, Thimothy (Ed.), Electronic Culture. New York: Aperture.
Flusser, Vilém (1998). Ensaio sobre a fotografia. Para uma filosofia da técnica. Lisboa, Relógio d¿Água.
Groys, Boris (2000). Bajo sospecha. Una fenomenología de los medios. Valencia, Pre-textos.
Havelock, Eric A. (1996). A musa aprende a escrever. Reflexões sobre a oralidade e a literacia da antiguidade até ao presente. Lisboa, Gradiva.
Innis, Harold A. (2006).The Bias of Communication.Toronto: Toronto University Press.
Kittler, Friedrich A. (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press.
McLuhan, Marshall (2001). Understanding Media. London/New York: outledge.