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Universidade Lusófona

Teorias e Modelos da Comunicação

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-2348

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Compreender o papel da informação no mundo contemporâneo:
2. Da comunicação de massas ao mundo em rede:
3. As teorias clássicas:Modelo de cariz behaviorista
4. Efeitos a curto prazo: Funções da comunicação de massas; Modelos psicológicos; Difusão da notícia.
5. Agenda-setting:
6. Gatekeeping:
7. Comunicação planificada: Campanhas de media;Comunicação e marketing.
8. A teoria culturológica e a perspectiva dos Cultural Studies:
9. Niklas Luhmann: a comunicação como operador central dos sistemas sociais:

Objetivos

As teorias e modelos da comunicação antecedem, largamente, a Sociedade em Rede contemporânea.
Se é certo que devem ser reavaliadas à luz das transformações aí emergentes, não será possível ao estudante
das Ciências da Comunicação ignorar a cronologia da construção teórica do objecto comunicacional.
Estes estudos afectam, necessariamente, os conceitos de informação, de media, de agente e de processo comunicacional.
Os alunos deverão adquirir um conhecimento geral e teórico dos Modelos e Teorias da Comunicação ao longo dos últimos cinquenta anos.
Deverão, por outro lado, conseguir integrar, no todo ou em parte, algum dos modelos na análise de material recolhido nos diversos Meios de Comunicação de Massas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos deverão adquirir um conhecimento geral e teórico dos Modelos e Teorias da Comunicação ao longo dos últimos cinquenta anos.
Deverão, por outro lado, conseguir integrar, no todo ou em parte, algum dos modelos na análise de material recolhido nos diversos Meios de Comunicação de Massas.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas expositivas/demonstrativas, com base nas metodologias indicadas na "demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos" e na "demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos" da unidade curricular em referência, expressando-se a avaliação dos alunos, mediante a
formulação de uma ponderação final em que se acha uma classificação quantitativa, a partir:
Da assiduidade e participação e/ou nas questões colocadas e respondidas em aula;
Da realização de Trabalho Teórico-Prático, envolvendo pesquisa e a básica estruturação metodológica e
científica (50% de classificação);
Da realização de uma Frequência Escrita (50% de classificação).

Bibliografia principal

Grifing, E. (2011), A First Look at Communication Theory ((8ªed.), McGraw Hill Higher Education
LUHMANN, Niklas (2004). A Realidade dos Meios de Comunicação. São Paulo: Paulus.
MCQUAIL, Denis (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
MCQUAIL, Denis, e WINDAHL, Sven (1993). Modelos de Comunicação para o Estudo da Comunicação de
Massas. Lisboa: Ed. Notícias.
WOLF, Mauro (2003). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.