Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Análise dos Média

Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

80,3 | 45

Código

ULHT449-17139

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução geral.
2. Diferentes tradições de analisar os media: produção, conteúdo e recepção.
3. Os media como indústrias culturais.
4. A análise crítica do discurso e a análise temática.
5. O modelo de efeitos dos media e o modelo das leituras negociadas.
6. Diferentes media e análises
a. Jornalismo
b. Cinema
c. Música
d. Literatura

Objetivos

Habilitar os alunos com as necessárias formação e competência para formular problemas, e compreender as diferentes dimensões de análise dos media.
Pretende-se despertar os alunos para a atitude científica, para o prazer e o rigor da investigação nas Ciências da Comunicação, na área do estudo dos Media e do Jornalismo. Sendo uma cadeira teórico-prática, os objectivos são aliar a exposição a um trabalho de análise que acompanhe todo o semestre e que permita consolidar no terreno os instrumentos teóricos que vão sendo fornecidos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolver a capacidade de entender diferentes formas de analisar os media.
Desenvolver a capacidade de analisar criticamente a produção mediática e as diferentes formas de construir significado nos media.
Saber apresentar resultados sobre uma análise sistemática aos media.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas constarão de exposições sobre os conteúdos programáticos e de discussões sobre alguns textos distribuídos pelo docente. Será também composta por análises feitas a vários media, por parte dos alunos, e discussão dessas mesmas análises. Todos os elementos de avaliação são obrigatórios.
Trabalho 1. Apresentação quinzenal de grupo sobre um tema coberto pela imprensa nacional. (20% da nota).
Trabalho 2: Elaboração de um relatório final com as principais conclusões sobre o tema coberto (40% da nota). Até 6 mil palavras.
Trabalho 3: Elaboração de uma análise pequena sobre uma obra a acordar (20% da nota). Até 3 mil palavras.

Bibliografia principal

Dijk, T. van (2005). Discurso, Notícia e Ideologia: Estudos na Análise Crítica do Discurso. Porto: Campo das Letras.
Deacon, D. et al. (1999). Researching Communication. London: Bloomsbury, pp. 62-80.
Fiske, J. (1995). Introdução ao Estudo da Comunicação. 2.ª edição. Porto: Asa.
Halloran, J. D. (1998). Mass communication research: asking the right questions. In Hansen, A.. Mass Communication Research Methods. New York: New York University Press, pp. 9-34.
Franklin, B. (Ed.). (2008). Pulling newspapers apart: analysing print journalism. London¿; New York: Routledge.