Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Computação Multimédia e Interactividade

Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 60

Código

ULHT449-2590

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Organização e gestão de conteúdos na ferramenta Wordpress com vista a um projeto digital; Estimulação das capacidades conceptuais e de realização de projetos; Noções básicas de composição visual, cor e tipografia; Argumento interativo; Design de Interação e Interface; Características técnicas do layout para ecrã; Adequar o projeto de design ao público-alvo pretendido; Técnicas criativas e processos intrínsecos à edição e criação de imagem.

Objetivos

A disciplina de Computação Multimédia e Interatividade visa a aquisição de conhecimentos metodológicos, técnicos, estéticos e conceptuais necessários à boa execução de um projeto digital na forma de um blogue. Para a boa execução do projeto final é objetivo que o aluno seja capaz de aplicar com coerência estética e conceptual os conteúdos técnicos lecionados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

São ensinadas técnicas e metodologias próprias do processo de trabalho em design interativo, técnicas de animação gráfica, explicitação das diversas componentes visuais: sistemas de cor, design enquanto ¿experiência¿ do participante e design em movimento tendo como ponto de partida o conteúdo. O aluno deve com isto estar apto, a adaptar de uma forma geral, a tecnicidade e a teoria do design a projetos de outra natureza e a assimilar a importância que o conteúdo e o público-alvo têm como ponto de partida para o design. Neste sentido, o projeto irá servir como forma do aluno adquirir princípios técnicos e conceptuais fulcrais a um projeto de comunicação on-line. As ferramentas digitais usadas para a concretização do projeto são o Wordpress e Adobe Photoshop.

Metodologias de ensino e avaliação

A disciplina articula-se entre uma componente teórico-prática onde são explorados os conceitos essenciais para a compreensão do design nas suas diversas vertentes digitais e uma componente prática onde estes conceitos são aplicados a um projeto digital do aluno. Apresentação (5%); Exercícios parcelares (40%); Projeto Final (Blogue + Cabeçalho + Banner animado e Landing Page) (45%); Assiduidade e participação (10%)

Bibliografia principal

Sabin-Wilson, Lisa (2014). WordPress for dummies. 6th Edition. John Wiley & Sons, Inc; Krug, Steve (2014). Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability. 3rd Edition. New Riders; Team, Adobe Creative (2012). Adobe Photoshop CS6 Classroom in a Book. Adobe Press.