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Universidade Lusófona

Fotojornalismo

Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

106,7 | 45

Código

ULHT449-9596

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Fotografia? O que é?
2. A luz ( e a sua importância);
3. Constituição da Máquina Fotográfica:
3.1. Objectivas; Normal, Téle e Grande Angular.
4. Diafragma (escalas e qual o diafragma a usar e porquê?);
5. Velocidades de obturação (escalas e qual a velocidade a usar e porquê?):
5.1. Relação entre a velocidade de obturação e o diafragma (intensidade vezes o tempo).
6. Sensor digital CMOS e CCD;
7. Fotómetro, tipos de fotómetro, tipos de medição:
7.1. Medição Geral; Central; Matricial e Pontual.
8. ISO - 100/400/800/1600;
9. Temperatura de cor / Luz de dia / Tungsténio / Flurescente;
10. Programas da máquina fotográfica:
10.1. Em modo manual (M);
10.2. Em modo de prioridade ao diafragma (A);
10.3. Em modo de prioridade à velocidade de obturação (S);
10.4. Em automático (P).
11. Flash:
11.1. Directo e rebatido;
11.2. Ficheiros JPG / TIF/ RAW;
11.3- Visionamento dos trabalhos sobre os exercícios técnicos.

Objetivos

Os estudantes devem ser capazes de compreender os conceitos técnicos básicos da fotografia digital. E, para além de perceber o contexto da linguagem técnica, terão de ser capazes de ter cultura fotográfica e saber identificar alguns dos mais importantes trabalhos que marcaram o fotojornalismo mundial. Cada estudante terá, ainda, que ter conhecimento sobre as normas da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e do IGAC (Inspeção Geral das Actividades Culturais), caso queira registar o seu trabalho fotográfico

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre, o aluno deve ser capaz de interpretar uma notícia e complementá-la com uma série de fotografias (após a escolha e tratamento digital das mesmas).

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino desta unidade curricular passam por aulas expositivas, com recurso ao PowerPoint para explicação dos conteúdos programáticos. Ao longo do semestre desenvolve-se a reflexão crítica sobre trabalhos fotográficos e documentários relacionados com o fotojornalismo. À medida que os estudantes vão desenvolvendo o projecto, há um maior acompanhamento, análise e discussão das primeiras abordagens para o trabalho final. Em aulas previamente agendadas, os estudantes têm acesso a máquinas fotográficas de forma a poderem experimentar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos.
A avaliação da disciplina resulta da ponderação dos seguintes elementos:
Exercício técnico (25% da nota final);
Teste de avaliação, que inclui a parte técnica e teórica (25% da nota final);
Apresentação de cinco fotografias impressas em papel, sobre uma temática jornalística a escolher na primeira aula do semestre (50% nota final).

Bibliografia principal

Técnicos :
ADAMS, Ansel, (1994)The Camera - Book 1 ; Murray Printing Company , EUA
ADAMS, Ansel, (1994) The Negative ¿ Book 2 ; Murray Printing Company , EUA
ALTON, John,(1995) Painting with light; University of California Press, California
LANGFORD ,M, (2000), Basic Photography: Focal Press, London
SILVA, Luís, (2005) Conceitos Básicos de Iluminação; Ed. Universitárias Lusófonas, Lisboa