Géneros Jornalísticos
Apresentação
Nesta disciplina discute-se o conceito de género jornalístico, confrontando-se as propostas teóricas com as configurações introduzidas pela prática nas redações. Avaliam-se as interseções entre géneros jornalísticos e imprensa de referência e sensacionalista. Tipificam-se os principais géneros jornalísticos de informação e opinião, introduzindo-se uma terceira vertente classificatória, os híbridos. Procede-se, ainda, a estudos de caso da imprensa portuguesa: jornais diários, semanários e revistas de informação geral.
Disciplina do Curso
Comunicação e Jornalismo
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT449-1831
Disciplinas complementares recomendadas
Redação Jornalística.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
I – O Conceito de Género Jornalístico: entre a teoria e a prática 2.1. O caso das newsmagazines 3.1. Texto 3.2. O lugar da imagem II – Géneros Jornalísticos: uma proposta de classificação
Objetivos
Géneros Jornalísticos é uma disciplina teórico-prática que explora a especificidade do texto jornalístico segundo uma abordagem tripartida: análise, teorização e construção. Os objetivos são: identificar de forma crítica os géneros jornalísticos na imprensa diária e semanária nacional, diferenciando ângulos de construção mediante o posicionamento editorial e de mercado dos títulos; teorizar os principais géneros jornalísticos informativos e opinativos; praticar a construção autónoma dos géneros jornalísticos.
Metodologias de ensino e avaliação
Por ser uma disciplina teórico-prática, Géneros Jornalísticos aposta no trabalho desenvolvido pelos discentes como forma de consolidar a aprendizagem teórica. Assim, a exposição dos conceitos, com recurso a Power Point, é intercalada com análise de imprensa, estudos de caso, e uma ampla participação em aula dos estudantes. Avaliação: projeto final de Géneros Jornalísticos, desenvolvido ao longo do semestre em parceria com as disciplinas de Computação de Imagem Digital e Fotojornalismo - os estudantes, organizados em redações, criam de raiz uma newsmagazine, desde a sua conceção ao fecho do primeiro número. A nota é apurada da seguinte forma: Entrevista - 20%; Perfil - 25%; Reportagem - 30%; Artigo de Opinião ou Crónica - 15%; Conteúdos Coletivos - 10%).
Bibliografia principal
Boucher, J.-D. (1993). A Reportagem Escrita. Mem-Martins: Inquérito. Cardoso, C. R. (2012). Seduzir ou Informar? ¿ A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação. Coimbra: MinervaCoimbra. Carro, M. J. C., & Suárez, L. S. (2000). Carro, María Jesús Casals e Suárez, Luísa Santamaría, La Opinión Periodística ¿ Argumentos e Géneros para la Persuasión, Madrid, Fragua, 2000. Madrid: Fragua. Marques, C. V. (2004). Pessoal e Transmissível XX-XXI. Porto: Asa. Martin-Lagardette, J.-L. (2001). Manual da Escrita Jornalística ¿ Escrevo ¿ Informo ¿ Convenço. Lisboa: Pergaminho. Montant, H. (2002). A Entrevista Escrita e o Perfil. Mem-Martins: Inquérito. Raimundo, O. (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo. Coimbra: MinervaCoimbra. Ricardo, D. (2003). Ainda Bem Que Me Pergunta ¿ Manual de Escrita Jornalística. Lisboa: Editorial Notícias.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Cláudia Marques Santos sextas-feiras, 12h30-13h30