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Universidade Lusófona

História do Jornalismo e da Opinião Pública

Apresentação

Esta Unidade Curricular desenvolve-se a partir de uma visão histórica articulando a relação entre o jornalismo e o projecto político ocidental moderno e contemporâneo. Os estudantes desenvolverão um conhecimento (diacrónico) suficiente sobre a génese e a evolução do jornalismo moderno e da opinião públicas que, hoje e no futuro próximo, mais afectam e determinam, num contexto democrático, o exercício, a liberdade e a vitalidade da profissão jornalística. Considera-se que os conteúdos se articulam estreitamente com os objectivos do ciclo de estudos.

Disciplina do Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT449-17136

Disciplinas complementares recomendadas

N/A

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdo:

  1. 1. A Idade do Igualitarismo e o Surgimento da Imprensa de Massa

    2. O Jornalismo como Produto Anglo-Americano

    3. O Jornalismo no Contexto Português

       3.1. As origens da imprensa portuguesa

  2. 3.2. Censura, Estado Novo e resistência

  3. 4. Desafios Contemporâneos: o Ciberjornalismo

  4. 5. A construção social da opinião pública

    5. Opinião Pública e Espaço Público

    6. Opinião Pública e Campanhas Eleitorais

    7. Instrumentos de Medição da Opinião Pública

    8. A espiral do silêncio

  5. 9. Modelos de efeitos dos media.

  6. 10. O mercado da atenção.

Objetivos

A partir de uma visão histórica, pretende estabelecer-se a relação entre o jornalismo e o projecto político ocidental moderno, bem como as ligações com a dominação cultural e económica anglófona. A análise da história da imprensa em Portugal servirá como contexto para compreender as tendências e riscos actuais; do mesmo modo, o olhar sobre o ciberjornalismo pretende actualizar e alargar a perspectiva sobre o que é considerado jornalismo e quais as possíveis direcções que este tem seguido. Do mesmo modo, a passagem pela sociologia da opinião pública permite compreender a diversidade de abordagens, e actualizar os conhecimentos sobre o tema.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas serão articuladas entre períodos de exposição oral, e de apresentação de propostas para desenvolvimento de reflexão e debate sobre a forma como a história do jornalismo se articula com  a história da opinião pública.

São usados 3 elementos de avaliação:

Duas provas escritas (com 40% de ponderação cada uma).

Uma recensão (com 20% de ponderação).

Bibliografia principal


Bastos, H. (2015). Das utopias à realidade: Um olhar sobre duas décadas de ciberjornalismo. Estudos de Jornalismo, (4), 9¿18.

Sousa, J. P., Baptista, C., Matos, A.C., Cabrera, A., & Lima, H. (2017). Uma História da Imprensa Lusófona¿Vol. II: MediaXXI.

Jeanneney, J.-N. (1996). Uma historia da comunicação social.: Terramar.

Pizarroso Quintero, A., & Aguilera, C. (1996). História da imprensa. Planeta Editora.

Schudson, M. (1981). Discovering The News: A Social History Of American Newspapers: Basic Books.

Fidalgo, J., Pinto, M. (2003). Sociologia dos Media: Porto Editora.

Webster, J. (2014). The Marketplace of attention. London: MIT Press

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