Inglês I
Apresentação
Esta UC pretende: Facultar aos estudantes ferramentas comunicacionais que lhes permitam exprimir-se em inglês com eficência, cortesia e profissionalismo, sobre tópicos e situações envolvendo o mundo do trabalho e das organizações, em geral. Desenvolver vocabulário e fluência em inglês, em contextos particulares da vida professional, envolvendo a comunicação ao telephone (situações mais comuns). Capacitar os estudantes para trocar pontos de vista e opiniões em inglês sobre temas da sua área de formação.
Disciplina do Curso
Comunicação e Jornalismo
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT449-980
Disciplinas complementares recomendadas
Recomendam-se, como instrumentos auxiliares de consolidação e complemento da aprendizagem, os cursos de Inglês ministrados pelo Gabinete de Tradução e Línguas da ULHT
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1 - Estruturas empresariais Hierarquia, departamentos, cargos, responsabilidades Condições de trabalho. Competências e qualificações. O processo de recruitamento. Problemas no trabalho. 2 - Falar ao telefone Mensagens de telefone, tentar estabelecer uma ligação, chegar à fala, deixar uma mensagem, número errado. Linguagem adequada.
Objetivos
As principais competências a adquirir são: A capacidade de comunicar fluente, clara e adequadamente em inglês, em situações relacionadas com o trabalho e as organizações; - A capacidade de falar e escrever sobre os elementos da estrutura de uma empresa, diferentes departamentos, respetivas responsabilidades e tarefas; - A capacidade de discutir condições de trabalho e problemas laborais; - A capacidade de falar ao telephone em inglês, de forma clara e bem estruturada, usando vocabulário e estratégias linguísticas que são adequadas às situações e aos problemas encontrados. - A capacidade de aplicar conhecimento adquirido à discussão de pontos de vista e situações.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão teórico-práticas, envolvendo o desenvolvimento e a aplicação das quatro áreas de competência linguística: compreensão oral e escrita, e produção oral e escrita. Serão usados vários exercícios: fill-in-the-blanks, matching, roleplay, gravações de situações da vida real, textos para leitura e discussão, em trabalho individual, em pares e em grupos. Devido ao contexto de pandemia de Covid-19 pode ser necessário recorrer ao ensino à distância, utilizando a plataforma Zoom. Métodos de avaliação: Teste escrito - 40% Teste oral - 30% Roleplay (trabalho de grupo) - 20% Assiduidade e participação - 10% (incluindo trabalhos feitos nas aulas e em casa) Nota: Os estudantes deverão assistir a um mínimo de 80% das aulas para continuarem em avaliação contínua. Aqueles que excedam o número de faltas justificadas e/ou faltem a um momento de avaliação, submeter-se-ão a exame, o qual terá uma componente escrita (60% da nota final) e uma componente oral (40% da nota final).
Bibliografia principal
Gordon Smith, D. (2007). English for telephoning. Oxford: OUP. Mascull, B. (2017). Business Vocabulary in Use. 3rd ed., Cambridge: CUP. O¿Keeffe, M, Lansford, L. et al (2018). Business Partner - B1. n.p.: Pearson-FT Publishing. Richey, R. (2007). English for Customer Care. Oxford: OUP. Artigos de jornais e revistas em língua inglesa (The Times, The Guardian, Time, The Economist, The Atlantic, HuffPost).
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala