Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Inglês IV

Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

106,7 | 45

Código

ULHT449-8403

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Reflectir sobre a relação do conteúdo dos meios de comunicação e do seu impacto social;
- Ler e perceber uma variedade de textos de académicos e comentadores nos seus campos;
- Analisar estereótipos e perceber como a inclusão ou omissão nos meios de comunicação pode influenciar o nosso conhecimento sobre a sociedade e justiça social;
- Analisar como imagens podem influenciar crianças e pessoas em relação a padrões de beleza;
- Perceber o poder da publicidade e marketing;
- Discutir as formas em que mundos virtuais podem moldar o comportamento;
- Discutir as consequências de notícias falsas;
- Avaliar os perigos e oportunidades do sistema tradicional e a evolução de jornalismo.

Objetivos

Inglês IV foca-se em questões polémicas nos meios de comunicação social e na sociedade que serão apresentados num formato pró e contra. Para além da análise dos temas em debate, pretende-se que o aluno forme a expresse opiniões baseadas em pontos importantes dos dois lados das polémicas (Sim e Não). O aluno também deve ser capaz de construir uma abordagem inovadora e criativa que poderá incorporar o melhor de ambos os pontos de vista ou fornecer uma perspectiva inteiramente nova. Pretende-se ainda que prossiga a investigação sobre os temas propostos através de uma série de referências electrónicas. Como as aulas serão baseadas em leituras e pequenos debates, os alunos terão que analisar posições contraditórias. Por conseguinte, o objectivo principal deste semestre é desenvolver a reflexão crítica do aluno, o vocabulário e a fluência na língua.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

As principais competências a adquirir são:
- Ser fluente, claro e conciso;
- Escrever textos de forma clara e bem estruturada;
- Obter precisão em termos de regras gramaticais.

Metodologias de ensino e avaliação

A abordagem de ensino centra-se no aluno e por essa razão o trabalho ao longo do semestre envolve um processo interactivo, focado na leitura, conversação, compreensão e redacção. Estas metodologias de ensino incorporam uma abordagem integrada da aprendizagem do inglês como língua estrangeira/segunda língua. A nota final será determinada principalmente pelo desempenho em duas provas escritas (40% cada). Os restantes 20% da avaliação resultam da avaliação dos vários trabalhos escritos a realizar em paralelo às aulas e da participação activa dos estudantes ao longo do semestre. Se os alunos não assistirem a pelo menos 75% das aulas ou não fizerem os testes, estarão automaticamente reprovados e terão de fazer exame final no fim do semestre. Neste caso, a nota do exame será o único meio de avaliação do aluno.

Bibliografia principal

Required book / Bibliografia obrigatória:

Alexander, Alison, and Jarice Hanson, eds. (2013). Taking Sides: Clashing Views in Mass Media and Society. 12th ed. New York: McGraw-Hill.

Recommended books / Bibliografia recomendada:

Anker, Susan. (2010). Real Writing: Paragraphs and Essays for College, Work, and Everyday Life. 5th ed. Boston, MA: Bedford/St. Martins.
Azar, Betty Schrampfer, and Stacy A. Hagen. (2009). Understanding and Using English Grammar. 4th ed. White Plains, NY: Pearson Education.
Gandhi-Rao, Sapna, Maria McCormack, and Elizabeth Trelenberg. (2009). The Bedford/St. Martin's Esl Workbook. 2nd ed. Boston, MA: Bedford/St. Martin¿s.
Hacker, Diana. (2010). A Writer¿s Reference with Exercises. 7th ed. Boston, MA: Bedford/St. Martins.