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Universidade Lusófona

Jornalismo Económico

Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

106,7 | 45

Código

ULHT449-1908

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Ser capaz de ler números e de os colocar em perspectiva. Conhecer os conceitos macroeconómicos essenciais como o PIB e respectivo crescimento, inflação, desemprego e saldo das contas externas.
Adquirir conhecimentos mínimos sobre as contas públicas que lhe permitam identificar, no Orçamento do Estado, as receitas, despesas e saldos orçamentais. Ser capaz de distinguir dívida de défice.
Conhecer conceitos dos mercados acionistas. Contactar com os mercados de dívida e ser capaz de fazer uma notícia sobre a emissão de dívida pública.
Conhecer os conceitos associados aos mercados monetários e ao papel dos bancos centrais com o objectivo de elaborar notícias sobre as decisões sobre taxas de juro e o seu comportamento nos mercados.
Conhecer os mercados com relevância para o mercado do petróleo e do ouro.
Adquirir conhecimentos mínimos de conceitos contabilísticos, que lhe permita ser capaz de ler relatórios e contas ou informação financeira genérica.

Objetivos

Os estudantes vão adquirir conhecimentos sobre os conceitos essenciais para conseguirem compreender a linguagem utilizada nos sistemas de informação da macroeconomia, dos mercados financeiros e das empresas com o objectivo de conseguirem traduzir, com rigor e em linguagem jornalística, os dados obtidos com as fontes de informação utilizadas no jornalismo económico.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que, com os conhecimentos adquiridos, os estudantes interpretem a linguagem e os conceitos económicos para elaborarem notícias sobre a conjuntura económica, as empresas e os mercados financeiros. Serão ainda capazes de detectar erros de natureza técnica em notícias e estruturar um dossier jornalístico.

Metodologias de ensino e avaliação

1. Avaliação nas aulas (20%)
a) Presença nas aulas, exposição dos temas que marcam semanalmente a actualidade económica e resposta às questões sobre conceitos;
b) Elaboração de notícias nas aulas.
c) Apresentação, na aula, em 5 minutos, de uma notícia no máximo em 3 minutos.
2. Trabalho jornalístico individual (40%)
A ¿ Parte teórica: Um conceito usado no trabalho explicado em 400 caracteres.
B ¿ Parte jornalística: trabalho para publicação em suporte papel e digital com: 1) Um texto com o máximo de 4.500 caracteres; 2) dois elementos, um deles usando as potencialidades do suporte digital (ex: slide show; infografia; vídeo)
2.3. O texto deve ser apresentado em Times New Roman, corpo 14 e espaçamento entre as linhas de 1,5
3. Frequência (40%)

Bibliografia principal

Garrido, Helena (2004/2005) Jornalismo Económico em tempos de concentração faces visíveis das pressões sobre a informação, pp. 233-247, Caleidoscópio, Territórios do Jornalismo Org. Mário Mesquita, Edições Universitárias Lusófona, 2004/05
Martins, Christiana (2004/2005) ¿Uma fronteira ¿ ou o jornalismo económico como forma de conhecimento especializado¿, , pp. 225-233, Caleidoscópio, Territórios do Jornalismo Org. Mário Mesquita, Edições Universitárias Lusófona, 2004/05
Martins, Christiana (2007) 30 anos de jornalismo económico em Portugal ¿ 1974-2004¿, Livros Horizonte
Rio, Rosa del (2004) Periodismo Económico y Financeiro¿ colecção Periodismo Especializado, Editorial Sintesis
Sítios e referências sobre jornalismo económico:
Business Journalism - www.businessjournalism.org/
Cool Infographics - www.coolinfographics.com/
Ten tips for a better interview - www.concernedjournalists.org/print/94
Ponto Media - www.ciberjornalismo.com/pontomedia