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Universidade Lusófona

Pensamento Computacional

Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 45

Código

ULHT449-17134

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Noções básicas de design (tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor).
2. Técnicas de pesquisa booleanas, organização e tratamento de conteúdos e dados.
3. Organização de informação para o desenvolvimento de meios para apresentação de uma proposta.
4. Desenvolvimento de layout´s de comunicação com recurso ao software de composição e paginação Adobe Indesign.
5. Desenvolvimento de composições digitais com recurso ao software de concepção e edição de imagem Adobe Photoshop.
6. Desenvolvimento de uma imagem corporativa e respetiva estratégia de implementação em meios de comunicação.
7. Apresentação pública.

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) tem como principal objectivo dotar o discente de uma literacia computacional através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo da comunicação. A estrutura curricular introduz elementos da linguagem, aspectos técnicos e metodologias que permitem a elaboração de peças de comunicação para apresentação e divulgação de um projeto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Serão transmitidos conceitos, técnicas e metodologias conducentes a um uso eficiente dos softwares Adobe Indesign e Adobe Photoshop no contexto das Ciências da Comunicação e do Jornalismo.
Com recurso às competências adquiridas será desenvolvido um projeto, onde serão postas em prática:
As técnicas de pesquisa;
As noções básicas de composição visual, forma, cor, paginação e tipografia;
A capacidade de criar suportes visuais para apresentações e meios comunicação;
As noções de manipulação de imagem;
As competências de apresentação em público;
A capacidade de adequar o projecto ao público-alvo pretendido.

Metodologias de ensino e avaliação

Sendo uma UC teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas com recurso a plataformas audiovisuais. Serão ministrados exercícios práticos com recursos aos softwares de edição de imagem Adobe Photoshop e Adobe Indesign e acompanhamento dos projetos finais.
As especificidades do projeto enunciado, estão identificados no documento em anexo sobre o projeto a realizar. A entrega do projecto final é obrigatória na data estipulada. A falta injustificada implica a reprovação na disciplina; A ausência em dois (2) momentos de avaliação (exercício, teste ou entrega intermédia) implica a reprovação na UC;
A ausência em um momento de avaliação implica o desconto de um (1) valor na nota final da UC; O projecto final está sujeito a apresentação e discussão. A avaliação do projecto inclui, eventualmente, prova de competências individuais, sendo essa prova eliminatória; Ponderação: Aval.Projeto 60%; Aval.aula (testes, assiduidade, etc) - 40%;A ausência em

Bibliografia principal

Adobe Creative Team (2012). Adobe After Effects CS6 Classroom in a Book. California: Adobe Press.
Adobe Creative Team (2012). Adobe Illustrator CS6 Classroom in a Book. California: Adobe Press.
Excell, L.; Batdorff, J.; Brommer, D.; Rickman, R.; Simon, S. (2010). Composition: From
Snapshots to Great Shots. California: Peachpit Press.
Braha, Y.; Byrne, B. (2011). Creative Motion Graphic Titling for F ilm, Video, and the Web.
Oxford: Focal Press. (ISBN: 978-0-240-81419-3)
Taylor, A. (2010). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles &Techniques. 1 ed. Oxford: Focal Press.