Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Pensamento Computacional

Universidade Lusófona

Pensamento Computacional

Apresentação

A UC tem como principal objetivo dotar o discente de uma literacia visual através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico. A estrutura curricular introduz elementos de linguagem e imagem, aspetos técnicos de produção e metodologias de trabalho na criação de informação visual e de animações digitais (motiongraphics), tendo como objetivo a transmissão de uma mensagem através de imagem e de uma sequência animada.

Paralelamente é pretendida a transmissão de conhecimentos ligados ao design gráfico, animação e técnicas de composição vídeo. Fatores transversalmente ligados no mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através de infografia e produção de uma infografia animada.

Disciplina do Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT449-17134

Disciplinas complementares recomendadas

A Unidade Curricular, que figura no 1º semestre do 1º ano curricular, recomenda os conhecimentos basilares de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), disciplina lecionada no ensino secundário.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Noções básicas de design, com incidência em Tipografia: famílias, estrutura, desenho, legibilidade; Composição: grelhas de apoio, hierarquia de informação; Sistemas de cor; Tipos e formatos de imagem; Metodologia de projeto.

Simplificação e clareza da mensagem, síntese formal, representação visual de informação com recurso ao software de desenho vetorial Adobe Illustrator: documento, formas base, aplicação de cor, técnicas de seleção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas de bézier , organização do trabalho em camadas, importação e manipulação de imagens, funções base de texto, texto dinâmico.

Criação de um guião e construção de um storyboard com vista ao desenvolvimento de composição animada com forte componente de elaboração digital com recurso ao software de animação Adobe After Effects: princípios da animação, planificação de projeto a partir de ficheiros vetoriais, curvas de animação, efeitos, sonorização de projeto.

Objetivos

A UC pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente à adaptação de uma notícia a uma informação visual e ao formato de animação digital.

As principais vertentes de estudo incidem em elementos tipográficos, formas vetoriais, relações entre símbolos e significados, tempo e movimento, princípios de composição, de animação e efeitos visuais aplicados ao contexto motion graphics, com vista à transmissão de uma mensagem através de uma comunicação visual.

Estes princípios visam servir dois objetivos principais: apresentação de um projeto coerente e equilibrado assim como a compreensão dos processos desenvolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correto com os profissionais da área.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a plataformas audiovisuais. Serão ministrados exercícios práticos, com recurso aos softwares leccionados, como forma de aplicar os conhecimentos. Estão contempladas aulas para elaboração dos projetos de forma a permitir um acompanhamento dos projetos.

Projeto 60% / Exercício individual 40%

A avaliação individual do projeto final terá em linha de conta a participação em sala bem como o relatório de autoavaliação onde constam as percentagens de colaboração de cada aluno. A entrega final do projeto é obrigatória na data estipulada e a ausência em mais de uma avaliação intercalar implica a reprovação na UC em avaliação contínua.

As presenças são registadas no início de casa sessão e deverão corresponder a 75% das aulas lecionadas.

Para exames de Recurso e de Época Especial, solicita-se a entrega de projecto, acrescido de teste prático; os requisitos para os exames encontram-se reunidos num enunciado.

 

 

Bibliografia principal

  • Kanno, M. (2013). Infografe. Como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. (Ed. Eletrónica). São Paulo: Infolide.com.
  • Landa, R. (2011). Graphic Design Solutions (4th ed.). Boston: Wadsworth Cengage Learning.
  • Taylor, A. (2011). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles & Techniques. (1st ed .) Oxford: Focal Press.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Alexandra Barradas

2as feiras / das 14h às 15h / mediante marcação

a informar

     
     

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • ICLI - International Conference on Live Interfaces 2022
  • Elaboração de um Plano de Gestão
  • V Debate da PESEL - Estimular para viver melhor
  • Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2022
  • FilmEU Summit 2022

Notícias

  • Universidade Lusófona Organizou Feira de Mestrados e Doutoramentos
  • Núcleo de Investigação em Neurociência, Imagiologia & Biomedicina
  • Estudantes de Comunicação e Jornalismo vencem Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
  • Design e Produção de Moda Realizam o 1.º Desfile do Curso
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Edição 2022

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.