Responsabilidade Social dos Media
Apresentação
Compreensão das questões deontológicas e a responsabilidade social do jornalista que pressupõe não só o relacionamento da deontologia com a ética e com o direito, mas também o conhecimento do contexto em que se processa a actividade jornalística.
Disciplina do Curso
Comunicação e Jornalismo
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 3
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT449-7043
Disciplinas complementares recomendadas
NA
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. A deontologia jornalística. 2. Teorias e debates 3. Os códigos deontológicos. 4. A deontologia na perspetiva das instituições. 5. A deontologia no novo «espaço público».
Objetivos
Conhecer as regras éticas e deontológicas do exercício da profissão e saber exercê-las. Reflectir sobre os valores fundamentais em confronto no exercício profissional. Estar habilitado para avaliar e decidir como desempenhar a sua profissão com responsabilidade.
Metodologias de ensino e avaliação
Importância concedida à «análise de casos» relacionados com a experiência portuguesa e internacional e uso dos Códigos Deontológicos para a solução do problema, com apresentação e análise das teorias aplicáveis. A avaliação é contínua e inclui um teste e um trabalho de análise deontológica. As ponderações são teste – 50% e trabalho – 50%. A assiduidade e participação são valorizadas.
Bibliografia principal
CORNU, Daniel, Journalismo e Verdade, Lisboa, Instituto Piaget, 1999. BERTRAND, Claude-Jean, A deontologia dos media, Coimbra, Minerva-Coimbra, 2002. LIPOVESTSKY, Gilles, O Crepúsculo do Dever, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1995. MESQUITA, Mário, O Quarto Equívoco – O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea, Coimbra, MinervaCoimbra, 2004 (2ª edição).
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala