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Universidade Lusófona

Técnicas de Narrativa

Curso

Comunicação e Jornalismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 60

Código

ULHT449-17135

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Definição do conceito de Texto de Ficção
1.1. Paralelismos entre Texto de Ficção e Linguagem Cinematográfica
2. O conto enquanto género literário: as fronteiras entre conto, novela e romance
2.1. O conto contemporâneo português: enquadramento e evolução histórica
2.2. O conto contemporâneo realista
2.3. A importância da situação inicial
3. As macroestruturas do texto de ficção
3.1. O conceito de ¿quadrado dramático¿
3.2. Argumento
3.2.1. Estrutura
3.2.2. Intriga
3.3. Personagens
3.4. Pontos de Vista Narrativos
3.4.1. Focagem
3.4.2. Narração
3.5. Temporalidade
3.6. A Mensagem
4. Técnicas descritivas específicas
4.1. Descrição estática
4.2. Descrição pela Ação
4.3. Descrição da Ação
4.4. Retrato de uma Personagem
5. O conceito de plágio. Noção literária e legal.

Objetivos

Melhorar as técnicas de escrita narrativa dos alunos, trabalhando a clareza e a concisão. Fornecer instrumentos de construção da narrativa de ficção, com enfoque particular no género literário conto contemporâneo realista. Alertar para a questão do plágio literário e académico.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Em Técnicas de Narrativa exploram-se as técnicas de construção do texto de ficção e a natureza da escrita criativa. Desenvolvem-se a teorização e a prática de forma continuada de um género literário específico ¿ o conto contemporâneo realista. O centramento neste género em concreto visa o trabalho sobre a clareza e a concisão da escrita, essenciais a estudantes de Comunicação e Jornalismo. No final do semestre, os alunos serão capazes de escrever um conto contemporâneo realista, dominando um estilo de redação factual e despido de artifícios. Terão ainda os instrumentos necessários para evitar cair indevidamente em situações de plágio

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas de quatro horas semanais dividem-se da seguinte forma: duas horas consagradas à exposição teórica do programa, sempre acompanhada de esclarecimento de dúvidas, com o apoio de Power Point; duas horas práticas, em laboratório de informática. Nas aulas práticas, os alunos terão de realizar exercícios semanais de reflexão e escrita. Recorre-se ao Moodle como ferramenta de apoio.
Momentos de avaliação:
1. Conto de turma e outros exercícios realizados ao longo do semestre: 30%;
2. Teste individual: 30 %;
3. Conto contemporâneo realista (individual): 40%.

Existe regime de faltas: Mais do que 25% de ausências injustificadas implica exclusão por faltas. O estudante fica sem acesso a qualquer avaliação referente à época de Frequência Final, sendo remetido para Exame de 2ª Época.

Bibliografia principal

Bibliografia principal ¿ estilo APA:

Adam, J.-M., & Revaz, F. (1997). A Análise da Narrativa. Lisboa: Gradiva.
Bergström, M., & Reis, N. (2000). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa (39a ed.). Lisboa: Editorial Notícias.
Eco, U. (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas (5a ed.). Lisboa: Editorial Presença.
Mancelos, João de (2015). Manual de Escrita Criativa, 2ª Edição, Lisboa: Edições Colibri.
Melo, João de (Org.) (2003). Antologia do Conto Português, 2ª Edição, Lisboa, D. Quixote.
Norton, C. (2001). Os Mecanismos da Escrita Criativa. Lisboa: Temas e Debates.
Salema, Álvaro (Org.) (1984). Antologia do Conto Português Contemporâneo, Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
Timbal-Duclaux, L. (1997). Eu Escrevo Contos e Novelas. Lisboa: Pergaminho.