Técnicas de Narrativa
Apresentação
Em Técnicas de Narrativa exploram-se as técnicas de construção do texto de ficção e a natureza da escrita criativa. Desenvolvem-se a teorização e a prática de forma continuada de um género literário específico, o conto contemporâneo realista. O centramento neste género em concreto visa o trabalho sobre a clareza, brevidade, ou seja, concisão da escrita, essenciais a estudantes de Comunicação e Jornalismo, atuando como um reforço criativo das disciplinas específicas de redação jornalística. Analisa-se também o conceito de plágio, contextualizando a gravidade deste crime e as suas consequências no contexto jornalístico.
Disciplina do Curso
Comunicação e Jornalismo
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT449-17135
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. O conto enquanto género literário: as fronteiras entre conto, novela e romance 1.1. O conto contemporâneo português: enquadramento e evolução histórica 1.2. O conto contemporâneo realista: a obrigação de ser verosímil 1.3. A importância da situação/conflito inicial 2. As macroestruturas do texto de ficção 2.1. O conceito de quadrado dramático 2.2. Argumento 2.2.1. Estrutura 2.2.2. Intriga 2.3. Personagens 2.4. Pontos de Vista Narrativos 2.4.1. Focagem 2.4.2. Narração 2.5. Temporalidade 2.6. A Mensagem 3. Técnicas específicas de escrita 3.1. Descrição estática 3.2. Descrição pela Ação 3.3. Descrição da Ação 3.4. Retrato de uma Personagem 4. O conceito de plágio 4.1. Noção literária e legal 4.2. Casos no contexto jornalístico
Objetivos
Fornecer instrumentos de construção da narrativa de ficção, com enfoque particular no género literário conto, na variante contemporâneo realista. Através desta abordagem, melhorar a capacidade de concisão escrita, essencial à linguagem jornalística. Alertar para a questão do plágio literário e académico. No final do semestre, os alunos serão capazes de escrever um conto contemporâneo realista, dominando um estilo de redação factual e despido de artifícios. Terão ainda os instrumentos necessários para evitar cair indevidamente em situações de plágio.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas de três horas semanais dividem-se em dois momentos: exposição teórica do programa, acompanhada de esclarecimento de dúvidas, com o apoio de Power Point; exercícios práticos, em laboratório de informática. Semanalmente, os alunos, organizados em equipas, realizam exercícios de reflexão e escrita. E todas as semanas são confrontados com o que de melhor e pior fizeram nos exercícios da aula anterior. Recorre-se ao Moodle como ferramenta de apoio. Devido ao contexto de pandemia de Covid-19 pode ser necessário recorrer ao ensino à distância, utilizando a plataforma Zoom. Avaliação: um texto individual de ficção (conto) - 45%; um texto de ficção coletivo (conto de turma) e outros trabalhos realizados ao longo do semestre, em sala de aula - 35%; um exercício individual, escrito, de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos - 20%.
Bibliografia principal
Adam, J.-M., & Revaz, F. (1997). A Análise da Narrativa. Lisboa: Gradiva. Código do Direito do Autor e dos Direitos Conexos. Mancelos, João de (2015). Manual de Escrita Criativa, 2ª Edição, Lisboa: Edições Colibri. Melo, João de (Org.) (2003). Antologia do Conto Português, 2ª Edição, Lisboa, D. Quixote. Norton, C. (2001). Os Mecanismos da Escrita Criativa. Lisboa: Temas e Debates. Salema, Álvaro (Org.) (1984). Antologia do Conto Português Contemporâneo, Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa. Timbal-Duclaux, L. (1997). Eu Escrevo Contos e Novelas. Lisboa: Pergaminho.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Carla Rodrigues Cardoso agendamento prévio através do e-mail carla.cardoso@ulusofona.pt F.1.4