Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Auditoria Financeira II

Curso

Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 67,5

Código

ULHT172-5099

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Objetivo e princípios gerais que regem uma suditoria de demonstrações financeiras; 2. Documentação de auditoria; 3. Missão de auditoria; 4. Planeamento; 5. Materialidade de auditoria; 6. Mensurações e divulgações do justo valor; 7. Relatórios de auditoria; 8. Amostragem em auditoria; 9. Ciclo de Caixa, Bancos e Investimentos Financeiros; 10. Ciclo de Vendas e contas a receber; 11. Compras e contas a pagar; Inventários e custo dos produtos vendidos; 12. Ativos fixos tangíveis e intangíveis - Depreciação e imparidade; 13. Capital próprio; Outras contas por pagar; Remunerações e pessoal; 14. Finalização da auditoria.

Objetivos

Obter, mediante o estudo das normas de auditoria, os conhecimentos de auditoria, ao nível dos objetivos, dos procedimentos de auditoria relativos ao trabalho de campo e à emissão dos relatórios de auditoria. Aplicar, mediante exemplos práticos a metodologia das auditorias financeiras, bem como a seleção de amostras estatísticas e não estatísticas. Saber aplicar os instrumentos de auditoria para recolha da prova de auditoria e conhecer os fatores relacionados com o risco de auditoria.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecer o processo de realização de uma auditoria financeira;
Aplicar as técnicas de auditoria para a seleção de amostras estatísticas e não estatísticas;
Aplicar os procedimentos de auditoria nos diferentes ciclos das demonstrações financeiras;
Conhecer os procedimentos relativos à conclusão das auditorias;
Efetuar os ajustamentos de auditoria;
Conhecer a estrutura dos relatórios de auditoria e saber elaborar o relatório do auditor independente.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular inclui aulas teóricas e teórico-práticas, seguindo uma metodologia expositiva dos conteúdos programáticos e na sua sequência a resolução de casos práticos, para todos os tópicos do programa. A avaliação continua compreende dois testes escritos e um trabalho. O 1º teste abrange a matéria até ao ponto 9. Ciclo de Caixa, Bancos e Investimentos financeiros, com a ponderação de 35%. O 2º teste abrange a restante matéria, com a ponderação de 40%.
O trabalho de grupo, com a ponderação de 20%, consiste na preparação de uma auditoria às demonstrações financeiras de uma empresa selecionada pelos alunos, mediante a aplicação das competências adquiridas na unidade curricular.
A avaliação continua é ainda ponderada de 5% da nota final para a participação nas aulas pelos alunos, através de resolução de questões colocadas e de exercícios práticos.

Bibliografia principal

Arens, Alvin A.; Loebbecke, James K., Auditing an Integrated Approach, 16 Edition, Prentice-Hall International, 2015.
Almeida, Bruno José Machado, Manual de Auditoria Financeira, Uma análise integrada baseada no risco, Escolar Editora, 2014
Costa, Carlos Baptista e Alves, Gabriel, Casos Práticos de Auditoria, 6ª Edição, Rei dos Livros (Livraria Almedina), 2014.

Normas internacionais de auditoria ¿ IFAC (parcial), OROC, 2015.

Adicionalmente, são distribuídos aos alunos os exercícios de apoio ás aulas e os slides e demais documentação preparada pelo docente.