Estatística II
Apresentação
Pretende-se dar continuidade à aprendizagem de ferramentas de análise quantitativa, com base nas metodologias estatísticas. Compreende a introdução aos modelos de distribuições de probalidade e os princípios básicos da inferência estatística. Os alunos devem reconhecer a utilidade e ampla aplicação destas metodologias, bem como aprender a aplicá-las em qualquer contexto e, em particular, nas suas áreas de estudo. Pretende-se que os alunos reconheçam o interesse e desenvolvam capacidades de aplicação de inferência estatística em problemas práticos. Pretende-se que os alunos desenvolvam a sua capacidade de raciocínio que os ajude na resolução de problemas que virão a enfrentar, independentemente das matérias leccionadas.
Disciplina do Curso
Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT172-986
Disciplinas complementares recomendadas
Estatística I.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Estimação Introdução à estimação pontual. Intervalos de confiança para o valor médio, variância e desvio-padrão de populações normais e para a proporção de populações binomiais. Testes de hipóteses para o valor médio de populações normais e para a proporção de populações binomiais. Testes de ajustamento. Testes de independência.
Objetivos
Competências: - Compreender diferentes modelos estatísticos teóricos, identificá-los e aplicá-los em casos práticos. - Construir intervalos de confiança para os parâmetros da distribuição gaussiana. - Realizar testes de hipóteses paramétricos relacionados com a distribuição gaussiana. - Desenvolver testes de hipóteses não paramétricos (testes de ajustamento e testes de independência de variáveis).
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são lecionadas com base em materiais de apoio disponibilizados no Moodle. Para cada um dos tópicos do programa, apresentam-se os conceitos teóricos (com a partilha de slides), complementados com exemplos de aplicação práticos. Aos alunos é, em seguida, solicitada a resolução de exercícios, acompanhada pelo esclarecimento de dúvidas na resolução dos mesmos. A resolução completa do exercício é, no final, apresentada pelo docente. A avaliação na u.c. é realizada presencialmente. A avaliação é realizada em regime de avaliação contínua ou através de exame final. A avaliação contínua inclui a realização de dois testes com igual ponderação, totalizando 90% da nota final, sendo o restante resultado do empenhamento e da participação nas aulas. Um aluno em regime normal só está em condições de ser avaliado em avaliação contínua se estiver presente em pelo menos 75% do total das aulas.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Edviges Coelho Manuel Loureiro Ver Moodle.
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