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Universidade Lusófona

Introdução à Economia

Curso

Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT172-98

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Os Fundamentos da Economia
2. Elementos Básicos da Oferta e da Procura
3. A Teoria do Consumidor
4. A Teoria do Produtor
4.1. Conceitos Básicos
4.2. Produto Marginal Decrescente
4.3. Rendimentos à Escala
4.4. Curto Prazo e Longo Prazo
5. Função Custos
6. Mercados
6.1. Concorrência Perfeita
6.2. Concorrência Imperfeita e o caso Extremo de Monopólio
7. Sector Público
7.1. As Funções do Estado e o seu Papel Económico
7.2. Externalidades e Bens Públicos
7.3. Tributação
8. Visão e Medição da Macroeconomia
8.1. Objetivos e instrumentos da Macroeconomia
8.2. Produto Interno Bruto
8.3. Detalhes das Contas Nacionais
8.4. Índices de preços e Inflação
9.Consumo e Investimento
10. O Modelo do Multiplicador em economia fechada
11. Moeda
11.1. Procura e oferta de moeda
11.2. Taxa de juro
11.3. Instrumentos de Política Monetária
12. Inflação e Desemprego

Objetivos

Ministrar conceitos e relações básicas de microeconomia e macroeconomia, com vista à aquisição de conhecimentos conducentes à aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas concretos, a nível teórico e prático. Pretende-se, ainda, dotar os alunos de espírito crítico em relação aos problemas económicos e capacidade de análise e discussão fundamentada dos problemas mãos elementares.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Abertura ao conhecimento científico.
- Demonstração de cultura geral em conceitos de economia.
- Análise económica dos fatores relativos aos recursos humanos.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas, com a carga horária total de 60 horas. Nas aulas são ministrados os conhecimentos gerais da disciplina, com vista à aprendizagem da matéria, e realizados exercícios conducentes à aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas concretos, nomeadamente os que são submetidos aos discentes na elaboração de fichas. Paralelamente, está prevista a análise e discussão de situações económicas reais e relevantes em sala de aula.
A avaliação é a seguinte: 2 mini testes com ponderação global de 20% e dois testes com ponderações de 30 e 50%. Presença em aula. Os alunos terão de estar presentes no mínimo em 75% das aulas.

Bibliografia principal

Recomendada:
Mankiw, N. Gregory (2008), Principles in Economics, South-Western College Publishing; 5th edition.

Glenn Hubbard, Anthony P. O'Brien (2007), Microeconomics, Prentice Hall, 2nd Edition

Mankiw, N. Gregory (2006), Macroeconomics, Worth Publishers, New York.

Adicional
Frank Robert and Ben Bernanke (2003), Princípios de Economia, McGraw-Hill.

João Luís César Das Neves (2003), Introdução à Economia, 6ª Edição, Editora Verbo.

Isabel Ucha (1995), Introdução à Economia ¿ síntese, exercícios e soluções, Editora Verbo.

Samuelson and Nordhaus (2009), Economics, McGraw-Hill, 19ª Edição.