Introdução à Economia
Apresentação
Ministrar conceitos e relações básicas de microeconomia e macroeconomia, com vista à aquisição de conhecimentos conducentes à aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas concretos, a nível teórico e prático. Pretende-se, ainda, dotar os alunos de espírito crítico em relação aos problemas económicos e capacidade de análise e discussão fundamentada dos problemas mãos elementares.
Disciplina do Curso
Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT172-98
Disciplinas complementares recomendadas
Não existem disciplinas recomendadas
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Os Fundamentos da Economia 2. Elementos Básicos da Oferta e da Procura 3. A Teoria do Consumidor 4. A Teoria do Produtor 4.1. Conceitos Básicos 4.2. Produto Marginal Decrescente 4.3. Rendimentos à Escala 4.4. Curto Prazo e Longo Prazo 5. Função Custos 6. Mercados 6.1. Concorrência Perfeita 6.2. Concorrência Imperfeita e o caso Extremo de Monopólio 7. Sector Público 7.1. As Funções do Estado e o seu Papel Económico 7.2. Externalidades e Bens Públicos 7.3. Tributação 8. Visão e Medição da Macroeconomia 8.1. Objetivos e instrumentos da Macroeconomia 8.2. Produto Interno Bruto 8.3. Detalhes das Contas Nacionais 8.4. Índices de preços e Inflação 9.Consumo e Investimento
Objetivos
Na unidade curricular de Introdução à economia pretende-se: - Abertura ao conhecimento científico. - Demonstração de cultura geral em conceitos de economia. - Análise económica dos fatores relativos aos recursos humanos
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas, com a carga horária total de 60 horas. Nas aulas são ministrados os conhecimentos gerais da disciplina, com vista à aprendizagem da matéria, e realizados exercícios conducentes à aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas concretos, nomeadamente os que são submetidos aos discentes na elaboração de fichas. Paralelamente, está prevista a análise e discussão de situações económicas reais e relevantes em sala de aula. A avaliação é a seguinte: 2 mini testes com ponderação global de 20% e dois testes com ponderações de 30 e 50%. Presença em aula. Os alunos terão de estar presentes no mínimo em 75% das aulas.
Bibliografia principal
Mankiw, N. Gregory (2017), Principles in Economics, Cengage Learning; 8 edition Glenn Hubbard, Anthony P. O'Brien (2007), Microeconomics, Prentice Hall, 2nd Edition
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Ana Brasão Mediante agendamento C.1.16