Artes Contemporâneas
Apresentação
A disciplina de Artes Contemporâneas é uma unidade curricular central no estudo e enquadramento da transição do século XIX para o Século XX. A modernidade apresentou inúmeras convulsões artísticas, estéticas, políticas e sociais, que influenciaram sobremaneira o trabalho do Designer. A constituição de um posicionamento crítico dos diferentes momentos de rutura, permite no curso de Design de Comunicação que esta UC capacite os estudantes a ter uma visão global e transdisciplinar dessas diferentes mudanças, experimentar de forma teórico-prática e diferentes metodologias, assim como a estruturação de um edifício crítico essencial para a o trabalho em Design.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-6268
Disciplinas complementares recomendadas
História da Arte e Cultura Visual, Fotografia I e II, Desenho I, História do Design
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Um percurso pela história da arte dos séculos XX e XXI, baseado em cruzamentos disciplinares: Considerações sobre o Contemporâneo nas Artes Prática artística e projeto pessoal - Temáticas transdisciplinares Ready-made e Apropriacionismo Pintura e Desenho em campo expandido Fotografia, Cinema e Vídeo Performance Art New genre public art, Estética Relacional e Social Practice. A arte urbana e as suas várias manifestações. As várias linguagens da arte urbana, graffiti, paste up, yarn bombing, etc. Arquivos
Objetivos
- Conhecer e compreender uma das vertentes que caracterizam grande parte da arte contemporânea: a obra de arte como processo colaborativo envolvendo o espectador. - Ser capaz de conceber um projeto artístico assente nas relações humanas e sociais. - Aplicar múltiplos sistemas do design enquanto prática cultural envolvida em temas e agendas complexas e com implicações na sociedade e cultura. - Tomar consciência de que os designers podem trabalhar fora das vulgares e pré-estabelecidas áreas da profissão, lidando com questões oriundas de todo o fundo matérico cultural - Projectar e produzir conceitos, ideias e artefactos que incorporem valores críticos complexos. - Investigar teorias e processos alternativos, aplicando esses resultados a produções de elevada qualidade e perspicácia criativas de design.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade curricular é organizada em sessões teórico-práticas e em seminários aplicados. Por metodologias e práticas pedagógicas ativas, projeto based learning e learning by doing. Os seminários serão um ambiente inclusivo trabalhando com alunos para criar regras básicas para discussão (discussion ground rules). A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho nos trabalhos propostos. O desenvolvimento do desafio proposto para o semestre (em linha com a UC Design Office IV) é individual, estando definidos dois momentos-chave: um intermédio e um final de entrega e apresentação. Realizar-se-ão, também, diferentes assim exercícios exploratórios que visam estimular a investigação, a criatividade e a inovação. Estes momentos de avaliação são definidos pelo docente e têm carácter obrigatório e a ponderação de avaliação é de 50% para cada trabalho.
Bibliografia principal
Bishop, C. (2006). The social turn: Collaboration and its discontents. Artforum International, 44(6), 178¿183. Bishop, C. (2012). Artificial hells. Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso Clement Greenberg (1961) - Arte y Cultura. Ensayos Criticos (or. Art and Culture. Critical Essays) Barcelona, G. Gili, 1979. Crary, J. (1990). Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. London: The MIT Press. Crary, J. (1999). Suspensions of Perception ¿ Attention, Spectacle, and Modern Culture. London: The MIT Press. Debray, R. (1992). Vie et mort de l¿image. Paris: Gallimard. Didi-huberman, G. (2011). O que nós vemos, o que nos olha. Porto: Dafne Editora Helguera, P. (2011). Education for socially engaged art: A materials and techniques handbook. New York, NY: Jorge Pinto Books. Ortega y Gasset, J. (2000) - A Desumanização da arte, Ed. Vega Ranciére, J. (2010) ¿ O Espectador Emancipado; Ed. Orfeu Negro
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala