Desenho de Territórios
Apresentação
Nesta unidade curricular pretendemos abordar o território como tema geral, utilizando o desenho "em sentido lato" como principal recurso expressivo ou exploratório. O território e as suas especificidades (lugar geográfico, identidade/comunidade ou marca) são o ponto de partida para a construção de respostas criativas. Os projectos consistirão no desenvolvimento de: proporcionando aos estudantes uma aproximação ao contexto real de trabalho/ produção artística.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-17984
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Exercícios e técnicas de desenho para a expressão de áreas de Território:
Objetivos
Reconhecer o alcance e as possibilidades da representação como ¿identidades espaciais¿ no contexto de grupos, comunidades e outras entidades que podem reconhecidas como ¿territórios¿ particulares; Expor os alunos a uma ampla gama de abordagens gráficas e plásticas e incentivá-los a explorá-las e testá-las como ferramentas de comunicação em diversas situações, tanto apropriadamente ¿como pretendido¿ quanto contra a norma; Promover o desenvolvimento de abordagens teórico-práticas de desenho que explorem e questionem as tradições do campo, buscando referências a outras áreas artísticas, como design, artes plásticas, ilustração e novas media; Estabelecer o conceito de desenho como pesquisa. Experimentar a construção de um projecto de Design em diálogo com comunidades e espaços reais
Metodologias de ensino e avaliação
O programa da UC é implementado através de propostas de trabalho (Briefs) e exercícios desenvolvidos pelos estudantes e acompanhados em aula por professores. Método explicativo e experimental como forma de orientação tutorial. Vários meios de comunicação audiovisuais são utilizados de modo a fornecer exemplos dos conteúdos programáticos. Os critérios de avaliação têm a seguinte ponderação: Avaliação do comprometimento e conclusão do trabalho em sala de aula e trabalhos de casa 80% Profundidade da pesquisa, esforço na apresentação final da produção, desenvolvimento pessoal e técnico 20%.
Bibliografia principal
Finkelpearl Tom (2002) Dialogues in Public Art. MIT Press; New Ed edition Tarbuck Jonty (Ed), Hearn Matt (Ed) (2007). This Will Not Happen without You: From the Collective Archive of The Basement Group, Projects UK and Locus + (1977-2007) University of Sunderland Press; 1st Edition edition. Goldstein Nathan (2005) The Art Of Responsive Drawing. Pearson; 6th edition. Kaupelis R (1992) Experimental Drawing Techniques - 30th Anniversary edition. Harmon, K (2004). You Are Here: Personal Geographies and Other Maps of Imagination. New York: Princeton Architectural Press. Gannon, R.; Fauchon, M. (2020) Illustration Research Methods. Bloomsbury.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala