Desenho e Sketching
Apresentação
Nesta UC pretende-se experimentar técnicas, estratégias e linguagens no desenho/ilustração, que possam reverter para o projecto de Design de Comunicação. Ao longo das sessões, exploram-se diferentes referências na banda desenhada, ilustração, artes visuais e design, no sentido de aumentar a cultura visual d@ alun@ e também de @ ajudar a construir a/s sua forma/s de comunicação/ expressão gráfica.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-17977
Disciplinas complementares recomendadas
Não se aplica.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
. O Desenho como ferramenta de pensamento em Design: registo, desenvolvimento e comunicação das ideias. . O Desenho à vista de flora e fauna: experimentação de diferentes estratégias gráficas e técnicas. . O Desenho de figura humana a partir da observação de modelo. Os diferentes registos: diagramático, de contorno, gestual, etc... . Descrição vs Síntese na representação do ser humano ¿ da abordagem naturalista ao pictograma. . Técnicas de representação e sketching para formas tridimensionais (do corpo humano ao objeto, passando pela flora e fauna). . Técnicas de rendering manual de objetos em diferentes materiais incluindo grafite, marcadores, carvão, scratchboard. . Da representação bidimensional à representação tridimensional (escultórica) e vice-versa). . O sketchbook como playground e laboratório de projecto.
Objetivos
Estabelecer ligações entre temas 3D (incluindo o corpo humano, flora, objectos, etc.) e técnicas de rendering manual. Expor os alunos a uma ampla gama de abordagens de desenho (do mais rigoroso ao mais expressivo) e incentivá-los a explorá-los e testá-los como ferramentas de comunicação em diversas situações, tanto de modo adequado como contra a norma. Estimular o aluno a testar materiais de desenho e expressões manuais. Desenvolver o ¿pensar através do Desenho¿ reconhecendo o papel do esboço e do próprio sketchbook para o trabalho de Design.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrem em laboratório de desenho configurável para os diferentes exercícios propostos, tal como, para a correta apresentação dos mesmos. Através de métodos explicativos e experimentais, o docente orienta o trabalho ativamente, em processo constante de tutoria, sendo a avaliação dos trabalhos realizados em sala de aula. Vários meios de comunicação audiovisuais são utilizados para apresentação dos conteúdos programáticos ou para suporte a exercícios de desenho. Os critérios de avaliação têm a seguinte ponderação: Avaliação do empenho e da finalização dos trabalhos na sala de aula: 85% Exercícios para o trabalho de casa individual 10% Desenvolvimento pessoal e técnico: 5% O trabalho de casa é documentado num caderno de esboços, pasta ou diário ou documentação criativa igual. Exercícios semanais de aula são complementados por tarefas de treinamento relacionadas.
Bibliografia principal
Campanario, G. (2012) The Art of Urbansketching, Drawing on Location around the world. Beverly MA: Quarry Books Edwards, B. (2001) The New Drawing on the Right Side of the Brain, London: Harper Collins. Heller, S. (2014) Infographics Designers' Sketchbooks. Princeton Architectural Press. Malbert, R. (2015). Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. Art Publishers, Inc. Munari, B. (2004). Drawing a Tree. Edizioni Corraini. New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press Robertson Scott (2013) How to Draw: Drawing and Sketching Objects and Environments from Your Imagination. Scheinberger, F. (2016). Aquarela para Urban Sketchers. Barcelona: Gustavo Gili.
Horário de Atendimento
-