Desenho II
Apresentação
UC Desenho II explora desafios experimentais e técnicos de desenho, ligando-os a alguns dos elementos abrangidos pela cultura visual durante o primeiro semestre, a ser; Explorado, Expandido e Explorado, como uma investigação prática e uma experiência contextualizado rá de técnicas de desenho. Introduz outros materiais e técnicas, incluindo; lápis de cor, carvão e tinta da Índia, e a prática do desenho expandido em tecnologias multimédia e digitais. Dois temas actuam como tema de fundo: 1.Perspectiva e proporção: 2. O corpo humano:
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-507
Disciplinas complementares recomendadas
As práticas de desenho são complementares a todas as outras unidades nos estudos de desenho, incluindo investigação e temas escritos porque o desenho encoraja a observação e a análise crítica a todos os níveis, incutindo nos estudantes um rigor de investigação. Em particular, consideramos e estabelecemos a ligação com: História do Design Design Office II Técnicas de Representação e Produção Tipografia e Design de Letra
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Semanas 1-6 Tema 1 Perspectiva e desafios composicionais, Ref: Arquitecto Mies Van der Rohe, e o realizador de cinema Stanly Kubrick. Estratégias de representação gráfica: espaço real e espaço gráfico, indicadores de posição e volume de profundidade, composição, escala, valores tonais, detalhe, estratificação e transparência. Semanas 7 -13 Tema 2 Tudo sobre o corpo: Apoiado por:
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
Cada exercício é apresentado com exemplos de trabalho e técnicas a serem desenvolvidas. São aplicados métodos de ensino explicativos e experimentais: ambos visam equipar os alunos com conhecimentos teóricos, artísticos e técnicos, considerados necessários para o desenvolvimento dos exercícios propostos, que por sua vez visam contribuir para a autonomia criativa. A avaliação - contínua (qualitativa) e final (quantitativa) - requer uma reflexão crítica e autocrítica. São entendidos como momentos de aprendizagem e de optimização dos resultados. Avaliação do empenho e conclusão do trabalho Os alunos que reprovam (ou não assistem ao mínimo obrigatório de 75% das aulas) têm o direito de fazer um exam EXAM critério 75% para uma melhor submissão de TODOS os exercícios semestrais + 25% exercício de exame
Bibliografia principal
STOUT, K. (2015) Contemporary Drawing: From the 1960s to Now. London: Tate Publishing ISBN1854379704 NEW, J. (2005) Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press ISBN1568984456 LAURICELLA, Michel (2018) Morpho: Anatomy for Artists , illustrated, San Rafael, CA ,Rocky Nook, ISBN 1681983745, 9781681983745 FLERCHER, Alan (2001) The Art of Looking Sideways 1st edition Phaidon Press UK ISBN 9780714834498 CHAVEZ Anja. (2004) Infinite Possibilities: Serial Imagery in 20th-Century Drawings. University of Washington Press ISBN 978-0974489810 SOUSANIS Nick (2015) Unflattening Harvard University Press; Illustrated edition. ISBN 978-0674744431 ZELL Mo. (2017) The Architectural Drawing Course: The hand drawing techniques every architect should know. Thames and Hudson Ltd ISBN 978-0500293454 AAVV. (2002) Desenho Projecto de Desenho - Desenho na arquitectura. Instituto das
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BERGER, J., & Savage, J. (2011). Sobre el dibujo. Gustavo Gili.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Natalie Woolf Hugo Barata