Design e Gestão
Apresentação
Neste curso iremos explorar a base da teoria da gestão e a sua relação com o campo do design. Consideraremos também a forma como a gestão emerge da modernidade e industrialização. Além disso, levaremos em conta algumas das críticas em relação à classe empresarial e às estruturas de poder que determinam um modelo de gestão. Finalmente, analisaremos formas e métodos de auto-organização: cooperação, códigos de conduta, construção de consensos, etc. Ao lado desta parte teórica, ampliaremos a prática de gestão e direcção através de estudos de casos da vida real.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-3693
Disciplinas complementares recomendadas
Teoria e Crítica do Design
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
No final do curso, o aluno será capaz de o fazer: - aplicar competências de análise crítica a situações reais dentro de uma gama definida de contextos; - seleccionar e definir um tema de investigação e implementar um plano de investigação utilizando métodos apropriados; - exprimir ideias de forma eficaz e comunicar informações de forma adequada e precisa; - analisar criticamente os resultados e tirar conclusões lógicas; - desenvolver relações de trabalho utilizando competências de trabalho em equipa, reconhecendo e respeitando diferentes perspectivas; - gerir o seu desenvolvimento profissional, reflectindo sobre o progresso e tomando as medidas adequadas; - encontrar, avaliar, sintetizar e utilizar informação de uma variedade de fontes; - articular uma consciência dos contextos sociais e comunitários dentro do seu campo disciplinar; - exercer a iniciativa e a responsabilidade pessoal no ambiente de trabalho
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino incluem palestras formais, pequenos workshops, seminários e estudo autodirigido. A avaliação incorpora vários métodos para permitir a todos os estudantes demonstrar a sua aprendizagem de uma forma justa e abrangente. No entanto, baseia-se principalmente num trabalho de colaboração onde os estudantes desenvolvem e concebem um protocolo de tomada de decisão.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala