Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Design Editorial

Universidade Lusófona

Design Editorial

Apresentação

Pretende-se despertar o aluno para a problemática do livro e todas as variantes envolvidas, que vão

desde a edição e manipulação de conteúdos, criação de layouts gráficos, trabalho com grelhas e

tipografia, impressões e acabamentos e por fim, estratégias e canais de distribuição. O alunos deverá

desenvolver massa crítica própria com vista à execução de objectos editoriais coerentes e bem

concebidos tanto conceptual como formalmente. Deve também fficar dotado de capacidade

para reconhecer e identificar hierarquias de composição textual e gráfica e aplicar autonomamente

layouts editoriais.

Disciplina do Curso

Design de Comunicação

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT93-17631

Disciplinas complementares recomendadas

Design Office I e II

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Livros/Publicação;

Conceitos, valores, objectivos e posicionamento de objectos editoriais;

Livros portugueses e internacionais e contextualização no âmbito do design editorial;

Estruturas e materiais para a concepção e produção de livros;

Referências visuais e conceptuais para a criação de livros;

Elementos específicos constituintes do livro;

Tipografia, grelhas tipográficas e produção e/ou manipulação de conteúdos na construção de um livro;

Elementos específicos constituintes e sua hierarquia;

Criação de livros com objecto integrado¿desde a edição de conteúdos, layouts gráficos (imagem e

tipografia) e produção/impressão e encadernação.

Distribuição¿Análise de estratégias e metodologias. Estudo de casos de pequenas editoras até editoras

de grande dimensão.

Objetivos

Aprofundar a identificação, análise e crítica do objecto livro/publicação e o seu design gráfico e

consequente análise no contexto português e internacional.

Desenvolver conceitos de edição, paginação e concepção de layouts gráficos para a produção de

objectos editoriais.

Fomentar as capacidades críticas e técnicas no desenvolvimento gráfico e conceptual de objectos

editoriais/publicações.

Adquirir conhecimentos relativos ao uso da tipografia, grelhas tipográficas, paginação e construção de

layouts editoriais e, conhecimentos relativos às diversos tipologias de livros e/ou publicações explorando

a construção de modelos potenciais e experimentais.

Reconhecer e compreender os meios de apresentação e defesa de um objecto editorial.

Demonstrar competências na criação e apresentação de objectos editoriais integrados.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta UC assenta numa prática laboratorial e metodologias pedagógicas ativas: Projeto based learning e

Learning by doing.

A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de

prazos e empenho nos trabalhos propostos. O desenvolvimento do desafio proposto para o semestre é

individual, estando definidos três momentos chave ¿ dois intermédios e um final ¿ de apresentação,

assim como exercícios exploratórios que visam estimular a investigação, a criatividade e a inovação.

Estes momentos de avaliação são definidos pelos docentes e têm carácter obrigatório.

Os alunos são obrigados a assistir a um mínimo de 75% das aulas lecionadas. As presenças são

registadas no início de cada aula.

Exame de 2ª época e Época especial: O exame contempla a entrega dos exercícios e projetos

desenvolvidos ao longo do semestre, que deverão ser devidamente acompanhados pelos docentes da

UC.

Bibliografia principal

  • AA.VV. (2016). Page Design: New Layout and Editorial Design. In Design 360 (org.) Flamant

    Caldwell, C. &Yolanda Zappaterra, Y. (2014).

    Editorial Design: Digital and Print. London:

    Lawrence King.

    Cathcart, T. (2007). Art Direction + Editorial

    Design. London: Image.

    Franchi, F. (2016). The Intelligent Lifestyle Magazine: Smart Editorial Design, Storytelling and

    Journalism. Berlin: Die Gestalten Verlag.

    Klanten, R. & Ehmann, S. (2016). Turning Pages: Editorial Design for Print Media Hardcover.

    Berlin: Die Gestalten Verlag.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.