Design Editorial
Apresentação
Pretende-se despertar o aluno para a problemática do livro e todas as variantes envolvidas, que vão desde a edição e manipulação de conteúdos, criação de layouts gráficos, trabalho com grelhas e tipografia, impressões e acabamentos e por fim, estratégias e canais de distribuição. O alunos deverá desenvolver massa crítica própria com vista à execução de objectos editoriais coerentes e bem concebidos tanto conceptual como formalmente. Deve também fficar dotado de capacidade para reconhecer e identificar hierarquias de composição textual e gráfica e aplicar autonomamente layouts editoriais.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-17631
Disciplinas complementares recomendadas
Design Office I e II
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Livros/Publicação; Conceitos, valores, objectivos e posicionamento de objectos editoriais; Livros portugueses e internacionais e contextualização no âmbito do design editorial; Estruturas e materiais para a concepção e produção de livros; Referências visuais e conceptuais para a criação de livros; Elementos específicos constituintes do livro; Tipografia, grelhas tipográficas e produção e/ou manipulação de conteúdos na construção de um livro; Elementos específicos constituintes e sua hierarquia; Criação de livros com objecto integrado¿desde a edição de conteúdos, layouts gráficos (imagem e tipografia) e produção/impressão e encadernação. Distribuição¿Análise de estratégias e metodologias. Estudo de casos de pequenas editoras até editoras de grande dimensão.
Objetivos
Aprofundar a identificação, análise e crítica do objecto livro/publicação e o seu design gráfico e consequente análise no contexto português e internacional. Desenvolver conceitos de edição, paginação e concepção de layouts gráficos para a produção de objectos editoriais. Fomentar as capacidades críticas e técnicas no desenvolvimento gráfico e conceptual de objectos editoriais/publicações. Adquirir conhecimentos relativos ao uso da tipografia, grelhas tipográficas, paginação e construção de layouts editoriais e, conhecimentos relativos às diversos tipologias de livros e/ou publicações explorando a construção de modelos potenciais e experimentais. Reconhecer e compreender os meios de apresentação e defesa de um objecto editorial. Demonstrar competências na criação e apresentação de objectos editoriais integrados.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC assenta numa prática laboratorial e metodologias pedagógicas ativas: Projeto based learning e Learning by doing. A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho nos trabalhos propostos. O desenvolvimento do desafio proposto para o semestre é individual, estando definidos três momentos chave ¿ dois intermédios e um final ¿ de apresentação, assim como exercícios exploratórios que visam estimular a investigação, a criatividade e a inovação. Estes momentos de avaliação são definidos pelos docentes e têm carácter obrigatório. Os alunos são obrigados a assistir a um mínimo de 75% das aulas lecionadas. As presenças são registadas no início de cada aula. Exame de 2ª época e Época especial: O exame contempla a entrega dos exercícios e projetos desenvolvidos ao longo do semestre, que deverão ser devidamente acompanhados pelos docentes da UC.
Bibliografia principal
AA.VV. (2016). Page Design: New Layout and Editorial Design. In Design 360 (org.) Flamant Caldwell, C. &Yolanda Zappaterra, Y. (2014). Editorial Design: Digital and Print. London: Lawrence King. Cathcart, T. (2007). Art Direction + Editorial Design. London: Image. Franchi, F. (2016). The Intelligent Lifestyle Magazine: Smart Editorial Design, Storytelling and Journalism. Berlin: Die Gestalten Verlag. Klanten, R. & Ehmann, S. (2016). Turning Pages: Editorial Design for Print Media Hardcover. Berlin: Die Gestalten Verlag.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala