Design, Não Design
Apresentação
Esta UC visa estimular e dar a conhecer ao aluno outras formas ou práticas tangenciais decorrentes do entendimento da disciplina Design de Comunicação. Através da análise de textos, exposições, conferências, outros¿irá estimular-se o pensamento crítico e abordagens tangenciais que serão convertidas pelos alunos em objectos projectuais críticos. Estes projectos deverão integrar textos críticos desenvolvidos pelos alunos, assim como outro tipo de materiais de análise critica especulativa.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-17987
Disciplinas complementares recomendadas
Design Office IV, Projecto Avançado de Design.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Apresentação e tomada de consciência por parte do aluno de formas tangenciais aos pensamento e prática do design de comunicação. Desenvolvimento do pensamento crítico, especulativo e das capacidades de argumentação. Reflexão, especulação e desenvolvimento de projectos em torno dos seguintes pontos: ¿Apresentação e reflexão conjunta em torno de práticas tangenciais ao Design de comunicação. ¿Consulta e discussão conjunta de materiais diversos¿Exposições, textos, conferências, outros. ¿Análise de obras e projectos tangenciais de disciplinas tais como: arquitectura, artes plásticas, cinema, literatura, ciência, entre outras. ¿Especulação e reflexão crítica em torno dos materiais didáticos propostos. ¿Desenvolvimento de projectos especulativos individualmente ou em grupo. ¿Estímulo de visões multifacetadas em grupos de trabalho. ¿Desenvolvimento das capacidades de argumentação.
Objetivos
Esta UC tem o objectivo de pensar design de comunicação olhando para práticas tangenciais e/ou outras disciplinas, nomeadamente as artes plásticas, a arquitectura, a literatura, o cinema, a ciência, entre outros. O Aluno deverá agir e pensar criticamente sobre os materiais didáticos apresentados assim como pesquisar e partilhar em aula as suas próprias recolhas. A discussão e análise conjunta destas investigações e a materialização desta em projectos deverão constituir-se como princípios fundamentais. ¿Desenvolvimento de um pensamento crítico perspicaz. ¿Constituição de um corpo de investigação perspicaz e pertinente. ¿Cruzamento e correlação de práticas e disciplinas diversas e tangenciais à prática do Design. ¿Desenvolvimento de materiais críticos sobre a forma de textos, publicações e materiais gráficos diversos.
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação de desenvolvimento de 3 projectos de análise, investigação, especulação, reflexão e argumentação: 1¿Desenvolvimento de 3 projectos em torno da análise e reflexão de materiais didáticos 3x15%: 45%. 2¿Especulação e reflexão crítica em torno dos materiais didáticos propostos¿25% 3¿Capacidades dialéticas e argumentativas por parte do aluno¿30%
Bibliografia principal
Appendix Appendix - A Proposal for a TV Series, JRP Ringier, 2007 Ryan Gander: Night in the Museum, Hayward Gallery Publishing, 2016 A New Program for Graphic Design by David Reinfurt, 2019, Inventory Press. Muriel Cooper by David Reinfurt and Robert Wiesenberger, 2017, MIT Press. Stephen Willats and Hans Ulrich Obrist. A Conversation Between and Hans Ulrich Obrist. Archived September 30, 2012, at the Wayback Machine Institute of Historical Research. Kenneth Clark Lecture Theatre. Lecture. February 15, 2011.
Horário de Atendimento
Marco Balesteros 14:00 às 18:00 Sala de Professores