Design Office I
Apresentação
A unidade curricular o corpo central de cada semeste. tem como objetivo activar a criatividade junto dos jovens através do desenvolvimento de exercício assentes nos fundamentos do design. Tem também como objetivo central agregar as competências desenvolvidas nas restantes unidades.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-17969
Disciplinas complementares recomendadas
Desenho I, Fotografia I, História da Arte e Cultura Visual, Tipografia e Impresão
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Iniciação aos fundamentos do design gráico e da composição, nomeadamente em 4 pontos que se exercitam através de um constante diálogo com as gramáticas visuais: Em complemento: - A ESCALA, Introdução aos tipos de fontes (relação com a TIPOGRAFIA); - A TEXTURA, Cor, técnica e composição (relação 2D/3D); Para desenvolver este conhecimento o aluno deve: · identificar e compreender uma questão; · investigar e identificar meios auxiliares; · aglutinar o conhecimento adquirido nas restantes aulas; · desenvolver a criativa; · desenvolver curiosidade. Aprendizagem através da resolução do problema, investigação e experimentação.
Objetivos
Esta UC pretende que o aluno inicie e compreenda como desenvolver autonomamente um pensamento projectual sustentado e apurado e que aprenda a reunir um corpo de investigação coerente e sólido.cPretende incutir metodologias de trabalho e de pesquisa individuais e em grupo. Visa estimular umcpensamento crítico autónomo e estimular a discussão e análise conjunta. Pretende também iniciar práticas de trabalho individual. Objectivos: · Desenvolver e reconhecer os fundamentos da Composição; · Simplificação e depuração dos elementos representados; · Interpretação e descodificação da Cultura Visual; · Criação de significados visuais; · Desenvolvimento de família de objectos; · Desenvolvimento de signos; · Desenvolvimento de pensamento conceptual através de casos de estudo; · Desenvolvimento de um discurso visual individual.
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem atrav¿s da resoluçãoo do problema, investigação e experimentação e brainstorming - debate em aula, desenvolvimento de pensamento critico. Participação activa e critica + demonstração da aprendizagem e entrega dos elementos - 10% x 4 exercicios. Participação activa e critica + demonstração da aprendizagem e entrega dos elementos - 15% x 2 exercicios. Projeto Final - 25% + 5% em participação em atividades curriculares e extra curriculares
Bibliografia principal
Ambrose, Gavin; Harris, Paul (2006). The Visual Dictionary of Graphic Design. AVA Publishing; Cohen, Sandee (2009). From Design Into Print. Peachpit Press; Elam, Kimberly (2001). Geometry of Design 2ed. rinceton Architectual Press; G. Ambrose & P. Harris (2011). Basics Design: Typography; Layout; Grids; The Fundamentals of Graphic Design; Print and Finish; Design Thinking; Format; Colour Lausanne: AVA Publishing. Lupton, Ellen (2010). Thinking with type- 2ed. Princeton Architectual Press; Margolin, Victor (2014). Design e Risco de Mudan¿a. Verso da História;
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala