Design Office IV
Apresentação
Esta UC representa o culminar da aprendizagem na licenciatura de Design. Tem como objectivo estimular e consolidar a autonomia do aluno a par da sua maturidade projectual. Tem como objectivo central abordar e consolidar a noção de um projecto integrado, através de uma abordagem multifacetada, para a qual confluem a experiência e conhecimento adquiridos nas restantes unidades curriculares da licenciatura. Irá desdobrar-se por intermédio de um projecto integrado que trabalhará várias frentes e suportes¿impresso, digital, audiovisual, outros.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-17979
Disciplinas complementares recomendadas
Todas as Unidade Curriculares da Licenciatura.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Consolidação da autonomia projectual e desenvolvimento de case studies complexos e multidisciplinares. Aplicação e correlação das seguintes noções: ¿Análise de realidades e sistemas sociais complexos. ¿Constituição de um corpo de investigação perspicaz¿individualmente ou em equipa/ grupos de trabalho. ¿Constituição de grupos de trabalho eficazes. ¿Eficácia na coordenação de diferentes elementos de grupos de trabalho multidisciplinares. ¿Identificação e desenvolvimento de ¿Case-studies¿ integrados. ¿Desenvolvimento e aplicação de projectos multifacetados. ¿Desdobramento em várias frentes e suportes. ¿Constituição de um corpo de trabalho sólido.
Objetivos
Esta UC tem o objectivo de estimular no aluno a consolidação de um pensamento projectual autónomo, integrado e intelectualmente rico, assente num corpo de investigação coerente e sólido. O Aluno deverá propor e adoptar as suas próprias metodologias de trabalho e a par disso coordenar a sua abordagem com equipas de trabalho multidisciplinares. O pensamento crítico, assente num corpo de investigação sólido e perspicaz são objectivos fulcrais. A discussão e análise conjunta destas investigações e a materialização desta em projectos integrados deverão constituir-se como princípios basilares. ¿Desenvolvimento de um pensamento projectual autónomo. ¿Constituição de um corpo de investigação perspicaz e pertinente. ¿Aplicação da analise e desdobramento da mesma em ¿Case-Studies¿ avançados. ¿Implementação de ¿Case-studies¿ em objectos complexos com frentes multidisciplinares e integradas. ¿Desenvolvimento de um projecto integrado que denote inovação projectual e pertinência.
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação de desenvolvimento de projecto integrado semestral¿multidisciplinar constituído por 4 pontos essenciais: 1¿Análise crítica e resposta inovadora ao problema lançado através da constituição de um corpo de investigação perspicaz¿25% 2¿Proposta de aplicação em ¿Case Study¿ inovador¿25% 3¿Desenvolvimento projectual integrado, inovador e multidisciplinar¿30% 4¿Funcionamento em grupos de trabalho¿20%
Bibliografia principal
¿Chance: Notes by Stuart Bailey¿, Emigre, No. 47, edited by Rudy VanderLans, Summer (1998) ¿Incubation of a Workshop¿, Emigre, No. 48, edited by Rudy VanderLans, Fall (1998) ¿Eye¿, Dot Dot Dot #1 (2000) ¿Emigre¿, Dot Dot Dot #1 (2000) ¿Archis Magazine: A perverse assembly of borrowed layouts redefines a magazine¿, Eye, No. 45, Vol. 12, Autumn (2002) ¿Way of Working¿, Dot Dot Dot #5 (2003)
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Marco Balesteros 14:00 às 18:00 Sala de professores