Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • História da Arte e Cultura Visual

Universidade Lusófona

História da Arte e Cultura Visual

Apresentação

A disciplina de História da Arte e Cultura Visual é uma unidade curricular central no estudo e enquadramento das transformações ocorridas ao longo da história das imagens. Num mundo cada vez mais constituído por narrativas imagéticas de larga escala, a constituição de um posicionamento crítico dos diferentes media da imagem visual ao longo do tempo, permite analisar e edificar um tempo percetivo passível de ação política. No curso de Design de Comunicação, esta UC capacita os estudantes a ter uma visão global e transdisciplinar das diferentes experiências artísticas e estéticas, experimentar de forma teórico-prática diferentes problematizações e metodologias, assim como a estruturação de um edifício crítico essencial para a o trabalho em Design.

Disciplina do Curso

Design de Comunicação

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT93-17970

Disciplinas complementares recomendadas

Design Office, Fotografia, Desenho, História do Design, Técnicas de Representação e Produção

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Estrutura

 

I - Introdução à cultura visual 

1. A imagem

1.1. Imagens e a construção do «Real»

1.2. Modernidade e o inconsciente óptico

1.3. Mosaicos, anacronismos, constelações, atlas: Aby Warburg, Walter Benjamin, Goethe, Guy Debord, De Certeau, Deleuze e Guattari, Flusser, etc.

 

II Modernidade e tecnicidade

2. Modernidade e o estilhaçar da representação

2.1. Opticalidade e as lentes modernas

2.2. Percepção e a influência da técnica (fotografia e cinema)

2.3. Simulacros, simulações, mundos virtuais

 

III Transformações e convulsões contemporâneas

3. Imagens e contemporaneidade

3.1 Descolonização visual, sexualidade, gaze, corpo e identidade, Otherness

3.2 Globalização, ecologias e práticas transculturais

3.3 Performance e Live Art

3.4. O Curatorial

Objetivos

- Compreender diferentes perspetivas teóricas e conceptuais sobre a prática artística, o design e a crítica da imagem;

- Promover a avaliação e análise de diferentes regimes imagéticos representativos ao longo da história;

- Experimentar diferentes metodologias e estratégias de pesquisa e investigação, e compreender modos de massificação da imagem, incluindo as transformações do digital;

- Assimilação dos procedimentos heurísticos e metodológicos para a construção do conhecimento histórico-artístico;

- Capacidade de conceber e desenvolver com autonomia, competência e criatividade uma pesquisa original que contribua para o conhecimento do estado da arte;

- Tomar consciência de que os designers podem trabalhar fora das vulgares e pré-estabelecidas áreas da profissão, lidando com questões oriundas de todo o fundo matérico cultural;

- Projectar e produzir conceitos, ideias e artefactos que incorporem valores críticos.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta UC e os seus conteúdos programáticos é desenvolvida em forma de open studio, teórico-prático, organizada em sessões de tutoria, metodologias e práticas pedagógicas ativas, de projeto learning by doing. Serão propostos exercícios práticos, acompanhados pelo docente e precedidos de introduções/enunciados explicativos.

Avaliação:

 

A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos, empenho e qualidade nos trabalhos propostos. O desenvolvimento dos trabalhos propostos para o semestre é individual, estando definidos dois momentos-chave. Os critérios de avaliação têm a seguinte ponderação: A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da disciplina. A avaliação processa-se da seguinte forma: contínua, intermédia e final. A avaliação final resulta da apreciação do trabalho intermédio e final (50% cada).

 

 

Bibliografia principal

Foster, H. (ed.) (1988) Vision and Visuality. Seattle: Bay Press.

Jay, M. (1988) ¿Scopic Regimes of Modernity¿, in Hal Foster (ed.) Vision and Visuality.

Seattle: Bay Press.

Jay, M. (1993a) Downcast Eyes: The Denigration of Vision in 20th-Century French Thought. Berkeley: University of California Press.

Jenks, C. (ed.) (1995) Visual Culture. London: Routledge.

Latour, B. (1993) We Have Never Been Modern, trans. Catherine Porter. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Mirzoeff, N. (ed.) (1998) The Visual Culture Reader. London: Routledge.

Mirzoeff, N. (1999) An Introduction to Visual Culture. London: Routledge.

Mitchell, W.J.T. (1986) ¿Nature and Convention: Gombrich¿s Illusions¿, in Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: University of Chicago Press.

Mitchell, W.J.T. (1994) ¿The Pictorial Turn¿, in Picture Theory. Chicago: University of

Chicago Press.

Panofsky, E. (1991) Perspective as Symbolic Form, trans. Christopher S. Wood. New York: Zone Books.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Hugo Barata

        6ªs Feiras, das 13h30 às 14h30

Delli

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.