História da Arte e Cultura Visual
Apresentação
A disciplina de História da Arte e Cultura Visual é uma unidade curricular central no estudo e enquadramento das transformações ocorridas ao longo da história das imagens. Num mundo cada vez mais constituído por narrativas imagéticas de larga escala, a constituição de um posicionamento crítico dos diferentes media da imagem visual ao longo do tempo, permite analisar e edificar um tempo percetivo passível de ação política. No curso de Design de Comunicação, esta UC capacita os estudantes a ter uma visão global e transdisciplinar das diferentes experiências artísticas e estéticas, experimentar de forma teórico-prática diferentes problematizações e metodologias, assim como a estruturação de um edifício crítico essencial para a o trabalho em Design.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-17970
Disciplinas complementares recomendadas
Design Office, Fotografia, Desenho, História do Design, Técnicas de Representação e Produção
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Estrutura I - Introdução à cultura visual 1. A imagem 1.1. Imagens e a construção do «Real» 1.2. Modernidade e o inconsciente óptico 1.3. Mosaicos, anacronismos, constelações, atlas: Aby Warburg, Walter Benjamin, Goethe, Guy Debord, De Certeau, Deleuze e Guattari, Flusser, etc. II Modernidade e tecnicidade 2. Modernidade e o estilhaçar da representação 2.1. Opticalidade e as lentes modernas 2.2. Percepção e a influência da técnica (fotografia e cinema) 2.3. Simulacros, simulações, mundos virtuais III Transformações e convulsões contemporâneas 3. Imagens e contemporaneidade 3.1 Descolonização visual, sexualidade, gaze, corpo e identidade, Otherness 3.2 Globalização, ecologias e práticas transculturais 3.3 Performance e Live Art 3.4. O Curatorial
Objetivos
- Compreender diferentes perspetivas teóricas e conceptuais sobre a prática artística, o design e a crítica da imagem; - Promover a avaliação e análise de diferentes regimes imagéticos representativos ao longo da história; - Experimentar diferentes metodologias e estratégias de pesquisa e investigação, e compreender modos de massificação da imagem, incluindo as transformações do digital; - Assimilação dos procedimentos heurísticos e metodológicos para a construção do conhecimento histórico-artístico; - Capacidade de conceber e desenvolver com autonomia, competência e criatividade uma pesquisa original que contribua para o conhecimento do estado da arte; - Tomar consciência de que os designers podem trabalhar fora das vulgares e pré-estabelecidas áreas da profissão, lidando com questões oriundas de todo o fundo matérico cultural; - Projectar e produzir conceitos, ideias e artefactos que incorporem valores críticos.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC e os seus conteúdos programáticos é desenvolvida em forma de open studio, teórico-prático, organizada em sessões de tutoria, metodologias e práticas pedagógicas ativas, de projeto learning by doing. Serão propostos exercícios práticos, acompanhados pelo docente e precedidos de introduções/enunciados explicativos. Avaliação: A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos, empenho e qualidade nos trabalhos propostos. O desenvolvimento dos trabalhos propostos para o semestre é individual, estando definidos dois momentos-chave. Os critérios de avaliação têm a seguinte ponderação: A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da disciplina. A avaliação processa-se da seguinte forma: contínua, intermédia e final. A avaliação final resulta da apreciação do trabalho intermédio e final (50% cada).
Bibliografia principal
Foster, H. (ed.) (1988) Vision and Visuality. Seattle: Bay Press. Jay, M. (1988) ¿Scopic Regimes of Modernity¿, in Hal Foster (ed.) Vision and Visuality. Seattle: Bay Press. Jay, M. (1993a) Downcast Eyes: The Denigration of Vision in 20th-Century French Thought. Berkeley: University of California Press. Jenks, C. (ed.) (1995) Visual Culture. London: Routledge. Latour, B. (1993) We Have Never Been Modern, trans. Catherine Porter. Cambridge, MA: Harvard University Press. Mirzoeff, N. (ed.) (1998) The Visual Culture Reader. London: Routledge. Mirzoeff, N. (1999) An Introduction to Visual Culture. London: Routledge. Mitchell, W.J.T. (1986) ¿Nature and Convention: Gombrich¿s Illusions¿, in Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: University of Chicago Press. Mitchell, W.J.T. (1994) ¿The Pictorial Turn¿, in Picture Theory. Chicago: University of Chicago Press. Panofsky, E. (1991) Perspective as Symbolic Form, trans. Christopher S. Wood. New York: Zone Books.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Hugo Barata 6ªs Feiras, das 13h30 às 14h30 Delli