Instalação para Design, Arte e Cinema
Apresentação
A unidade curricular assenta em quatro objetivos centrais: 1. Desenvolvimento de projetos artísticos, concebidos na convergência da produção artística contemporânea, da abordagem exploratória e da crítica a recursos tecnológicos. 2. Análise de tácticas e estratégias de práticas artísticas emergentes que questionam e expandem os limites do espaço expositivo, do papel do público e da intervenção dx artista; 3. Implementação de metodologias provenientes das práticas espaciais, cultura visual, design expandido como ferramentas operantes no campo artístico; 4. Desenho de estratégias de comunicação inteligível e clarividente que não se extinguem apenas na produção de ferramentas de comunicação, disseminação e distribuição do projeto.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-17986
Disciplinas complementares recomendadas
Projeto Avançado de Design, Design e Gestâo
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
A unidade curricular está estruturada de acordo com quatro pilares temáticos: 1. Mapear a Superficie As imagens de satélite mostram transformações na paisagem com notável exatidão e celeridade: uma ferramenta panóptica prevalente no nosso quotidiano. 2. Perfurar o Plano Estas tecnologias são ferramentas chave na concretização de gestos de extração no território. No contexto nacional, está iminente o perfurar para a extração de lítio, um dos elementos centrais na alimentação de dispositivos tecnológicos. 3. Inverter Lentes Em resposta, artistas, activistas e designers têm vindo a reapropriar várias destas tecnologias para revelar histórias de violência ambiental e social. Surgem projetos que delineiam alternativas com base na coexistência mais-do-que-humana. 4. Tornar Plural Estas práticas são tão mais sensíveis ao contexto, quanto mais vozes consideram. O projeto irá mobilizar diferentes arquivos de conhecimento, culminando num atlas de pensamento e ação polifónico.
Objetivos
A unidade curricular pretende oferecer um conjunto amplo de conhecimentos, capacidades e competências, que se apresentam de seguida: 1. A aquisição e exercício de metodologias e estratégias de investigação artística, assentes numa realidade socio-ambiental, e capazes de construir um discurso veiculado através de ferramentas de natureza estética. 2. A aquisição da capacidade de mobilizar diferentes arquivos de conhecimento, potenciando lógicas plurais e não totalizastes nas práticas artísticas. 3. A Compreensão da expansão do espaço dedicado à arte como plataforma dialogante entre diferente práticas disciplinares. 4. A Capacidade de estabelecer uma relação diferenciada com o tema proposto, veiculando tal narrativa através delinguagens de execução dispares, incluindo do físico e o digital.
Metodologias de ensino e avaliação
A Unidade curricular segue três linhas pedagógicas, implementadas em paralelo. Um conjunto de práticas emergentes são partilhadas regularmente, onde se sublinham as linhas programáticas que distinguem os projectos em estudo. Várias ferramentas técnicas são regularmente leccionadas de modo a fornecer novas linguagens de actuação no campo artístico. No prisma temático, metodologias pedagógicas ativas, como o project¿based learning, são mobilizadas de modo a iniciar uma discussão e crítica plurais, sem que exista uma resposta correcta ou única. A avaliação da Unidade Curricular tem um carácter contínuo que se baseia na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho nos exercícios propostos. O desenvolvimento dos exercícios propostos incide num esforço colectivo, estando definidos dois momentos chave de apresentação e crítica, assim como momentos exploratórios que visam estimular a investigação e expansão dos projectos.
Bibliografia principal
1. Accurat (2019). The Room of Change. XXII Triennale di Milano, Broken Nature: Design Takes on Human Survival, Milan, Italy 2. Birkett, R. (2018). Counter Investigations: Forensic Architecture. Institute of Contemporary Art, London, UK. 3. Crawford, K., Joler, V. (2018). Anatomy of an AI System. The AI Now Institute, NYU. 4. Farocki, A. (1988). Images of the World and the Inscription of War. Harun Farocki Filmproduction. 5. Gabrys, J., Pritchard, H. (2018). Sensing Practices. in Posthuman Glossary, Braidotti, R., Hlavajova, M. (eds.), Bloomsbury Academic. 6. Rusert, B., Battle, W. (2018). W. E. B. Du Bois's Data Portraits: Visualizing Black America. Princeton Architectural Press. 7. Steyerl, H. (2009). In Defense of the Poor Image. e-flux Journal #10. 8. The Otolith Group. (2017). Nucleus of the Great Union. Haus Der Kulturen De Welt. 9. Tsing, A. L., Deger, J., Saxena, A., Zhou, F. (2021). Feral Atlas: The More- Than-Human Anthropocene. Stanford University Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala