Tecnologias do Design II
Apresentação
Tecnologias do Design || tem como objectivo fazer a ponte entre o Design enquanto disciplina e os diversos processos tecnológicos possíveis para desenvolvimento e resolução projectual. Trata-se de uma unidade curricular estruturada e pensada para que os alunos, não só desenvolvam competências ao nível técnico e computacional na área do Design, mas que também exercitem o seu raciocinio critico e analítico sobre o Design em projeto. Capacitar os alunos em encontrar soluções inovadoras e eficazes para os seus projetos, no qual consigam analisar e decifrar quais as tecnologias / softwares mais eficientes para dar resposta aos seus objetivos.
Disciplina do Curso
Design de Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT93-7246
Disciplinas complementares recomendadas
- Desenho e ilustração de autor; - Motion and Sound Design.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- Relação do Design de Comunicação com tecnologia. - Tecnologias de representação gráfica para Infografismo, pictografia e sinalética de identificação e orientação. - Edição aplicada em software de desenho vectorial, de ecrã e de página. - Análise de casos de estudo de infografia, pictografia e sinalética de identificação e orientação. - Experimentação criativa atravás exercícios práticos para desenvolvimento racional e critico sobre os temas abordados. - Análise de materias e suportes usados em wayfinding.
Objetivos
Facilitar aos alunos a capacidade de intervir em Design com reconhecimento sobre processos tecnológicos na área Infografismo, pictografia e sinalética de identificação e orientação. Análise e cuidados a ter relativos à produção e materialização de sistemas de wayfinding. Desenvolver aptidão estética e funcional de acordo com o design bidimensional (infographics). Familiarizar os alunos com processos tecnológicos do design (desenho digital e impressão). Promover a capacidade de pensar e intervir criativamente em design e na resolução de problemas. Realização de exercícios sobre as temáticas a serem abordadas e desenvolvimento de projetos que sirvam para reflitir os contéudos leccionados.
Metodologias de ensino e avaliação
Será utilizada uma metodologia activa baseada em Project-Based-Learning (PBL) - (Aprendizagem Baseada em Projectos). No qual pretende-se que o alunos através dos projetos lançados, investiguem, explorem e alcancem soluções novas e criativas aos problemas apresentados. A avaliação contínua será obtida através da realização de dois projectos e participação nas aulas. Projecto prático de infografia onde os estudantes apresentam um trabalho no qual aplicam os seus conhecimentos adquiridos em aula - 40% da avaliação. Projecto prático de pictografia e wayfinding onde os estudantes individualmente apresentam um trabalho no qual aplicam os seus conhecimentos adquiridos em aula - 60% da avaliação. A não aprovação em avaliação contínua implica a realização em exame de uma melhoria do produto final com apresentação e discussão oral.
Bibliografia principal
Krum, R. (2014). Cool infographics. Indianapolis: J. Wiley. Uebele, A. (2007). Signage Systems + Information Graphics: A professional Sourcebook. Singapore: Thames & Hudson, 2007. ISBN 978-0-500-28848-1. Abdullah, R. and Hübner , R., 2007. Pictograms, Icons & Signs: A Guide to Information Graphics. London: Thames & Hudson. Lankow, J., Ritchie, J., & Crooks, R. (2012). Infographics : the power of visual storytelling. John Wiley & Sons, Inc. ¿
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala