Desenho II
Apresentação
A UC Desenho II dá continuidade à UC Desenho I, acentuando a observação sobre o corpo humano através de um desenho expressivo e de síntese, tendo como objectivo a sua utilidade no domínio do Design de Moda.
Disciplina do Curso
Design e Produção de Moda
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6277-507
Disciplinas complementares recomendadas
Design de Moda, Impressão e Estamparia
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Exercícios de desenhos de observação da figura humana, busto de madeira, estática e em movimento, considerando a proporção clássica. Aplicação do desenho de contorno; de volume; de pormenor anatômico, de corpo inteiro com a utilização de meios gráficos secos e molhados. Exercícios de desenhos de observação da figura humana, estática e em movimento, considerando as suas proporções no âmbito do design de moda aplicando o desenho de contorno; de volume; de pormenor anatómico, de corpo inteiro com a utilização de meios gráficos secos e molhados. Exercícios de desenhos de observação da figura humana, feminina e masculina, estática e em movimento, com o objetivo de produzir ilustrações que consideram o imaginário dos alunos e os diferentes contextos para de publicação, utilizando os meios gráficos mais adequados à melhor expressividade e comunicação do desenho.
Objetivos
Esta UC tem como objetivos:
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação dos exercícios com demonstração de exemplos e de metodologias; discussão crítica colectiva no final da aula sobre todo o trabalho realizado. Privilegia-se a relação tutorial. 20% Conjunto dos exercícios com base na proporção clássica da figura humana. (17 de Março) 20% Conjunto dos exercícios com base na proporção para moda. (12 de Maio) 40% Conjunto dos exercícios de pendor ilustrativo. (9 de Junho) 20% diário gráfico: exploração autoral do desenho da figura humana (mínimo 30 desenhos). (9 de Junho) Avaliação contínua: pontualidade, participação e assiduidade. 75% de presenças obrigatórias cujo incumprimento obriga ao exame. Os critérios de avaliação assentam no domínio das técnicas gráficas e na capacidade de representar com verosimilhança e criatividade, com qualidade gráfica e visual. O exame de recurso é constituído pela entrega de todos os exercícios do semestre (50%) e da apresentação/ou execução in loco do exercício de exame (50%).
Bibliografia principal
EDWARDS, B. (2008). The New Drawing on the Right Side of the Brain - A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins HOPKINS, J. (2010). Fashion Drawing – Basics of fashion design. Switzerland: AVA Publishing SA MALBERT, R. (2015). Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers MASLEN, M; Southern, J. (2011). Drawing projects - an exploration of the language of drawing, London: Black Dog Publishing NICOLAIDES, K. (1969). The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company
Horário de Atendimento
Publicado no moodle em documento à parte