História do Design de Moda
Apresentação
A viagem pela história do design de moda uXlizando os seus documentos específicos, permite mostrar uma linha temporal (do passado até ao presente) e, simultaneamente, abordar como essas imagens atravessam as disciplinas arisXcas, como transitam entre autores e se alteram com o pensamento criaXvo ao longo da história. Neste movimento, os estudantes aprendem de modo ordenado quais são os movimentos históricos e analisam as imagens que os documentam, com especial enfoque para o vestuário, os trajos e as indumentárias. A análise é feita segundo dois movimentos: do presente e passado recente para um momento anterior e vice-versa, fazendo pontes com o que é já familiar aos estudantes no domínio da moda actual e mostrando de onde vêm as referências e de que maneira transitam ente autores/ arXstas / designers (disciplinas arisXcas e criaXvas) e épocas.
Disciplina do Curso
Design e Produção de Moda
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6277-22978
Disciplinas complementares recomendadas
Pesquisa e Interpretação de Tendências. Design Moda I. Impressão Estamparia.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
atendendo a conteúdos de ordem simbólica, cultural, filosófica e de pensamento inovador: Enquadramento cultural e arisXco da história do vestuário ao conceito de moda
O vestuário da pré-história aos Grandes Impérios
O vestuário na Época Clássica
O vestuário na Idade Média
O Neoclássico
O século XIX : As modas burguesas
Moda e Indústria: A Moda simbólica por oposição à moda oficial; Aparecimento da Alta- Costura; As mudanças do fim de século; Moda e Desporto
O século XX: A influência da Grande Guerra na moda feminina; Os loucos anos 20 e Gabrielle Chanel; Os anos 30; A Segunda Guerra Mundial e a sua projecção na Moda - ChrisXan Dior e o New Look; Os anos 50; Os anos 60 e a importância da moda inglesa; Os anos 70; Os anos 80; Os anos noventa
Século XXI - Contexto actual
Objetivos
Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e apXdões específicos sobre a História do Design de Moda, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.
Ao concluir esta UC, os estudantes:
- Ampliaram a sua cultura geral para os domínios da História do Design de Moda, familiarizando-se com as principais referências históricas.
- Compreenderem os diferentes regimes de passagens (entre disciplinas criaXvas e ao longo da história)
- IdenXficarem, reconhecerem e disXnguirem as referências históricas na indústria do vestuário e percebem a importância das imagens do passado na produção contemporânea.
Desenvolverem um pensamento.
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalhos obrigatórios realizados ao longo do semestre - 30%: trabalhos de análise (dias 16 e 30 Março); dois exerxícios temáticos (ao longo de abril); trabalho final (25 Maio); apresentação trabalho final (1 junho).
Trabalho final - 35%
Debate e participação em aula - 25%
Assiduidade - 10%
Avaliação é coninua. Caso os alunos surjam nas aulas após 15 minutos do seu início, ser-lhes-á marcada falta.
Os alunos têm de realizar todos os trabalhos e exercícios solicitados pelo docente, caso não o façam têm uma nota equivalente a Zero, se entregarem fora de prazo - até 24 horas - são penalizados em ponto e meio (1,5) automaticamente na avaliação do mesmo. Caso o atraso seja superior a 24 horas, a penalização na nota aumento para mais um ponto (1.0) por cada dia de atraso somado a contar do segundo dia de atraso.
O exame de recurso é constituído por um trabalho que pode ser a melhoria do trabalho final, ou por um teste escrito.
Bibliografia principal
JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design, O Manual do EsXlista, Gustavo Gilli, Barcelona (2005)
MENDES, Valerie e HAYE, Amy, 20th Century Fashion, Thames & Hudson, London (2005)
UDALE, Jenny, TexXles and Fashion, Ava, London (2008
Horário de Atendimento
Nome do docente Catarina Vasques Rito Horário de atendimento Terças-feiras e quintas-feiras, 14.00 - 17.00 Sala G.2.4.1.