Materiais e Processos Têxteis
Apresentação
A Unidade Curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos acerca de materiais e processos têxteis, que são utilizados na atualidade pela indústria têxtil e do vestuário (ITV). Estes princípios visam servir dois objetivos principais de conhecer os diferentes tipos de fibras têxteis e as suas aplicações e estabelecer a relação entre os materiais têxteis e as suas aplicações. Os alunos deverão ficar familiarizados com os materiais têxteis que possam ser empregues no vestuário em design de moda.
Disciplina do Curso
Design e Produção de Moda
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6277-22974
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao estudo dos materiais Fibras têxteis (definição, classificação, simbologia, consumo mundial de fibras) 2. Características e propriedades das principais matérias têxteis Características. Relação entre as propriedades das fibras e a sua utilização/aplicação. 3. Etapas da transformação da fibra em fio e do fio em tecido. Estados de transformação da matéria têxtil. Processos de fabricação de fios. Processos de fabricação do tecido. Ultimação têxtil 4. Materiais e tecnologias inovadoras Novos materiais têxteis. Materiais funcionais, materiais técnicos, materiais inteligentes (definição, classificação, características e principais aplicações). Novas fibras sustentáveis (definição, características, processo de produção e principais aplicações).
Objetivos
Conhecer os diferentes tipos de fibras têxteis e as suas aplicações; Estabelecer a relação entre os materiais têxteis e as suas aplicações; Identificar as principais etapas e tecnologias dos diferentes processos de transformação têxtil: da fibra ao tecido; Conhecer os materiais inovadores e as suas aplicações.
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será desenvolvida através de sessões expositivas, discussão de textos escritos e de audiovisuais e de um trabalho de pesquisa sobre materiais e tecnologias inovadoras. Fomentar-se-á o caráter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno. A avaliação é contínua e a classificação final será obtida ponderando a classificação: assiduidade/pontualidade (10%), prova escrita de avaliação de conhecimentos teóricos e teóricos-práticos (50%), trabalho prático de pesquisa e a sua apresentação sobre materiais e tecnologias têxteis inovadoras (30%) e um trabalho prático investigação de campo (10%). O exame de recurso e de época especial é uma avaliação teórica com um teste com a matéria lecionada durante a frequência da UC.
Bibliografia principal
ARAÚJO, Mário de e MELO E CASTRO, E. M. de ¿ Manual de Engenharia Têxtil (Vol. I), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1986. GWILT, Alison ¿ Moda Sustentável. Um guia prático, GG moda, Editorial Gustavo Gili, 2015. HALLETT, Clive and JOHNSTON, Amanda ¿ Fabric for Fashion: The complete guide: Natural and Man-Made Fibers, 1st Ed., Laurence King Publishing, 2014. PEZZOLO, Dinah Bieno ¿ Tecidos. Histórias, tramas,tipos e usos, SENAC, 2007. SISSONS, Jualiana ¿ Malharia, Fundamentos de design de moda 06,Bookman, 2012. UDALE, Jelly - Tecidos e Moda, 2ª Ed., Fundamentos de design de moda 02, Bookman, 2015. BOWLES, M. & Isaac, C. Digital Textile Design. Laurence King, 2012. SISSONS, J. Knitwear: an introduction to contemporary design. New York: Bloomsbury Visual Arts, 2018. BAUGH, G. The Fashion Designer's Textile Directory. Barron's Educational Series, 2011. QUINN, B. Fashion futures. Merrell Publishers, 2012.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala