Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Pesquisa de Tendências

Universidade Lusófona

Pesquisa de Tendências

Apresentação

A Unidade Curricular de Pesquisa de Tendências procura dotar os estudantes de conhecimentos muito diversificados sobre todo o processo de estudo e definição de tendências e a sua importância para o mercado da moda: Indústria, Marcas, Ateliers.

Os estudantes farão análises das tendências previstas para as estações futuras, em diferentes estilos da Moda e aprenderão a preparar cadernos inspiracionais de tendências para indústria e para o seu próprio processo criativo.

Disciplina do Curso

Design e Produção de Moda

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6277-22977

Disciplinas complementares recomendadas

Impressão e Estamparia

Atelier de Modelagem e Confeção

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Cool Hunting;

Pesquisa de tendências;

Pesquisa Intuitiva de tendências;

Análise precisa;

Inspiração para o Design;

Comportamento do Consumidor;

Noções sobre o processo de definição de tendências;

Agências mundiais de tendências;

Como definir, analisar e escolher uma tendência.

Objetivos

As tendências cobrem transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Propomo-nos transmitir conhecimentos que permitam interpretar esses sinais da sociedade e traduzi-los sob a forma apresentações coerentes e dirigidas a públicos-alvo específicos.

Capacidade de pesquisar e trabalhar influências;

Capacidades de seleccionar e interpretar tendências;

Capacidade de pesquisa intuitiva de tendências;

Capacidade para fazer análises precisas;

Capacidade para trabalhar inspiração para design;

Capacidade de usar diferentes metodologias de tratamento da informação;

Reconhecer a importância do trabalho prático e da intuição no processo criativo;

Domínio das metodologias e técnicas de prospecção de tendências;

Domínio das metodologias e técnicas de apresentação de tendências;

Metodologias de ensino e avaliação

Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos da pesquisa e análise de tendências. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos, a realizar em aula e em regime de trabalho autónomo.
A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, planeamento e execução.
A avaliação será contínua com base no acompanhamento do trabalho em aula e dos resultados dos trabalhos desenvolvidos.
A avaliação à UC será realizada considerando os seguintes trabalhos e ponderações: Trabalho de Pesquisa – 25%; Dossier Inspiracional de Tendências - 30%; Dossier de tendências para processo Criativo – 45%

Bibliografia principal

  • CUVILLIER, Dominique, Comprendre les Tendances, Chêne, Paris (2008)

    Collezionni Trends (revista)

    FERNANDEZ, Angel e ROIG, Martin, Desenho para Designers de Moda,  Estampa, Lisboa (2007)

    GERVAL, Olivier, Studio et Produits, Eyrolles, Paris (2007)

    JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design, O Manual do Estilista, Gustavo Gilli, Barcelona (2005)

    LYNCH, Annette e STRAUSS, Mitchell D. Changing Fashion, Berg, New York (2007)

    MENDES, Valerie e HAYE, Amy, 20th Century Fashion, Thames & Hudson, London (2005)

    SEIVEWRIGTH, Simon, Research and Design, Ava, London (2007)

    View Textile (revista)

    View 2 (revista)

    View Point (revista)

    Wear (revista)

 

Horário de Atendimento

Alexandra Cruchinho

2ª feira das 10h-13h e das 14h-17h

Gabinete Docentes G. 2.4.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo
  • Lusófona University THInC 2022 Summer School - We did it!
  • Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.