Pesquisa de Tendências
Apresentação
A Unidade Curricular de Pesquisa de Tendências procura dotar os estudantes de conhecimentos muito diversificados sobre todo o processo de estudo e definição de tendências e a sua importância para o mercado da moda: Indústria, Marcas, Ateliers. Os estudantes farão análises das tendências previstas para as estações futuras, em diferentes estilos da Moda e aprenderão a preparar cadernos inspiracionais de tendências para indústria e para o seu próprio processo criativo.
Disciplina do Curso
Design e Produção de Moda
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6277-22977
Disciplinas complementares recomendadas
Impressão e Estamparia Atelier de Modelagem e Confeção
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Cool Hunting; Pesquisa de tendências; Pesquisa Intuitiva de tendências; Análise precisa; Inspiração para o Design; Comportamento do Consumidor; Noções sobre o processo de definição de tendências; Agências mundiais de tendências; Como definir, analisar e escolher uma tendência.
Objetivos
As tendências cobrem transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Propomo-nos transmitir conhecimentos que permitam interpretar esses sinais da sociedade e traduzi-los sob a forma apresentações coerentes e dirigidas a públicos-alvo específicos. Capacidade de pesquisar e trabalhar influências; Capacidades de seleccionar e interpretar tendências; Capacidade de pesquisa intuitiva de tendências; Capacidade para fazer análises precisas; Capacidade para trabalhar inspiração para design; Capacidade de usar diferentes metodologias de tratamento da informação; Reconhecer a importância do trabalho prático e da intuição no processo criativo; Domínio das metodologias e técnicas de prospecção de tendências; Domínio das metodologias e técnicas de apresentação de tendências;
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos da pesquisa e análise de tendências. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos, a realizar em aula e em regime de trabalho autónomo.
A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, planeamento e execução.
A avaliação será contínua com base no acompanhamento do trabalho em aula e dos resultados dos trabalhos desenvolvidos.
A avaliação à UC será realizada considerando os seguintes trabalhos e ponderações: Trabalho de Pesquisa – 25%; Dossier Inspiracional de Tendências - 30%; Dossier de tendências para processo Criativo – 45%
Bibliografia principal
CUVILLIER, Dominique, Comprendre les Tendances, Chêne, Paris (2008) Collezionni Trends (revista) FERNANDEZ, Angel e ROIG, Martin, Desenho para Designers de Moda, Estampa, Lisboa (2007) GERVAL, Olivier, Studio et Produits, Eyrolles, Paris (2007) JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design, O Manual do Estilista, Gustavo Gilli, Barcelona (2005) LYNCH, Annette e STRAUSS, Mitchell D. Changing Fashion, Berg, New York (2007) MENDES, Valerie e HAYE, Amy, 20th Century Fashion, Thames & Hudson, London (2005) SEIVEWRIGTH, Simon, Research and Design, Ava, London (2007) View Textile (revista) View 2 (revista) View Point (revista) Wear (revista)
Horário de Atendimento
Alexandra Cruchinho 2ª feira das 10h-13h e das 14h-17h Gabinete Docentes G. 2.4.1