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Universidade Lusófona

Análise e Pesquisa de Mercados

Curso

Economia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

112 | 45

Código

ULHT32-7060

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

-Introdução; Perspetiva histórica; Principal terminologia em Marketing Research; Principais empresas de estudos de mercado em Portugal; Elaboração de Propostas
-O Processo dos Estudos de Mercado; Etapas no Processo de Estudos de Mercados; Erros nos Estudos de Mercado; Tipos de Pesquisa; Tipos de Dados
-Medidas e Escalas de Mensuração; Tipos de escalas; Técnicas de construção de escalas
-Questionários; Tipos de questionários; Estrutura dos questionários; Tipos de questões
-A amostragem; Métodos de amostragem; Dimensão da amostra; Recolha da Informação
-Análise de Dados; Cálculo de medidas descritivas e construção de gráficos; Análise univariada e multivariada -Elaboração do relatório

Objetivos

Dar a conhecer e compreender a análise e pesquisa de mercados, bem como a sua importância. Assim como, permitir ao aluno perceber como se implementam estudos de mercado.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No âmbito desta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram competências para conceber e implementar um estudo de mercado. Devendo ainda, saber elaborar um questionário, proceder à respetiva análise dos dados, bem como retirar as devidas conclusões.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas, com exposição dos conteúdos e apresentação e discussão de casos práticos. Na parte prática
os alunos devem conceber e desenvolver um estudo de mercado.
Avaliação continua composta por dois teste que correspondem a 60% da nota final, um trabalho final que corresponde
a 30% e 10% correspondendo à participação em aula e elaboração de pequenos trabalhos propostos em sala de
aula. Os alunos que obtenham 10 ou mais valores dispensam de exame final.
Não serão considerados na avaliação contínua os alunos que não compareçam a pelo menos 75% das aulas

Bibliografia principal

Malhotra, N.K.(2009) Marketing Research: an applied orientation, 6th edition. Prentice Hall
Aaker, D., Kumar, V. e Day, G.(2009) Marketing Research, 10 th edition. Wiley
Hill, M.M. e Hill, A. (2008) Investigação por Questionário, 2nd edição. Edições Sílabo
Oliveira, J.V.(2012) Marketing Research: Investigação em Marketing,vol I e II. Edições Sílabo
Pessôa Lopes, J. L.(2007) Fundamentos dos Estudos de Mercados, Teoria e Prática. Edições Sílabo