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Universidade Lusófona

Microeconomia I

Curso

Economia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT32-2921

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

0. ENQUADRAMENTO DO ESTUDO DA ECONOMIA
1. O modelo da procura e da oferta (revisão)
1.1. A função da procura
1.2. A função de oferta
1.3. O equilíbrio do mercado
1.4. As Elasticidades
2.TEORIA DO CONSUMIDOR.
2.1. O Consumidor racional
2.2. Restrição Orçamental
2.3. Preferências do consumidor
2.4. Função índice de utilidade
2.5. O Equilíbrio do Consumidor
2.6. A Curva da Procura ordinária
2.7. Preferências reveladas
2.8. A Curva da Procura Compensada
2.9. Excedente do Consumidor
2.10. Procura de mercado
2.11. Equilíbrio de mercado

Objetivos

Nesta disciplina apresentam-se e discutem-se os instrumentos fundamentais de modelação do comportamento económico dos consumidores.
Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências teóricas e analíticas necessárias à compreensão dos processos de decisão dos consumidores (famílias) quando estes adequam a utilização dos seus recursos escassos à satisfação de necessidades múltiplas.
O aluno deve adquirir os conhecimentos fundamentais no âmbito da teoria do consumidor, que permitam compreender o processo de decisão de consumidor e a construção da curva da procura.
Uma vez determinada a curva da procura, analisa-se o equilíbrio de mercado numa perspectiva de estática comparada.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A disciplina concentra-se nos instrumentos fundamentais da análise microeconómica do comportamento dos consumidores. Neste sentido pretende-se que os alunos:
a) Compreendão o conceito de consumidor racional e os seus fundamentos
b) Apreendam o conceito de função de utilidade e de relação de preferências
c) Apreendam o conceito de escolha optima
d) Compreendão a construção da curva da procura e os factores que a influenciam

Metodologias de ensino e avaliação

Esta disciplina privilegia o ensino teórico-prático suportado em análise matemática e geométrica e aplicações numéricas dos modelos desenvolvidos.
A exposição teórica é acompanhada pela discussão de casos práticos e pelo desenvolvimento de aplicações numéricas que aumentem a sensibilidade dos alunos para os temas em análise.
Os alunos são incentivados a acompanhar a matéria lecionadas com a leitura dos textos de apoio, e procura-se que desenvolvam um sentido crítico de análise das realidades económicas em discussão.
Os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua ou pela elaboração de uma prova escrita de exame.
A avaliação contínua integra dois momentos de avaliação por teste escrito, no decurso do semestre, valorizando-se ainda a assiduidade dos alunos

Bibliografia principal

Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna, 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer [Varian, Hal , "Intermediate microeconomics: A Modern Approach", W W Norton & Co Incl]
Frank, Robert H. (2006), Microeconomia e comportamento, 6ª. ed., Lisboa: McGraw-Hill. [Frank, Robert , "Microeconomics and Behavior", McGraw-Hill]
Mateus, Abel e Mateus Margarida (2001), "Microeconomia: teoria e aplicação I", Verbo