Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Microeconomia II

Curso

Economia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 60

Código

ULHT32-2922

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A EMPRESA
1.1. Produção
1.1.1. Produção em Curto Prazo
1.1.2. Produção em Longo Prazo
1.2. Custos de produção
1.2.1. Funções de Custos de Produção em Período Longo e de per+iodo curto
1.2.2. Funções de Custos de produção em Período Curto
1.3.3. Rendimentos à escala, economias internas e economias externas
2. O MERCADO
2.1. Concorrência Perfeita
2.1.1. A Empresa no Mercado de Concorrência Perfeita
2.1.2. A Indústria no Mercado de Concorrência Perfeita
2.1.3. Excedentes: consumidor, produtor e social
2.2. Monopólio
2.2.1. A Empresa no Mercado de Monopólio
2.2.2. Estrutura de rendimento de uma empresa monopolista
2.2.3. Equilíbrio do mercado de monopólio - Curto prazo e longo prazo
2.2.4. Poder de monopólio e a Perda social do monopólio
2.2.5. Monopólios naturais
2.2.6. Decisão de produção em centros de produção diferentes
2.2.7. Discriminação de preços
2.2.8. Monopsónio

Objetivos

Nesta disciplina apresenta-se e discute-se o comportamento das empresas em estruturas de mercado de concorrência perfeita e de monopólio.
Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências teóricas e analíticas necessárias à compreensão da forma como se organizam as empresas e os mercados.
Recorrendo ao conhecimento teórico e à intuição económica, pretende-se que ao alunos apreendam as diferentes estruturas teóricas do mercado, bem como a forma como se constrói a oferta de mercado e como as empresas decidem quando procuram maximizar o seu lucro em mercados em que não existem condicionantes estratégicas.
O aluno deve compreender as características dos mercados concorrenciais e monopolistas, o comportamento das empresas quando esta procura maximizar o seu lucro nesta estrutura de mercado e o impacto sobre o bem-estar social destas duas formas extremas de organização económica dos mercados

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A disciplina concentra-se nos instrumentos fundamentais da análise microeconómica do comportamento das empresas. Neste sentido pretende-se que os alunos:
a) Compreendam o conceito económico de empresa e o seu comportamento de minimização de custos
b) Compreendam o conceito de custo económico e as estruturas de custos de uma empresa
c) Identifiquem as estruturas de mercado em que a empresa se pode integrar e os desafios estratégicos e de decisão que cada estrutura coloca.
d) Apreendam o conceito de mercado de concorrência perfeita, o comportamento de uma empresa num mercado em concorrência e a construção da curva da oferta.
e) Apreendam o conceito de mercado monopolista, de poder de mercado e de custo social de monopólio.
f) Percebam a existência de modelos económicos que flexibilizam e expandem as condições fundamentais dos modelos de concorrência perfeita e monopólio.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta disciplina privilegia o ensino teórico-prático suportado em análise matemática e geométrica e aplicações numéricas dos modelos desenvolvidos.
A exposição teórica é acompanhada pela discussão de casos práticos e pelo desenvolvimento de aplicações numéricas que aumentem a sensibilidade dos alunos para os temas em análise.
Os alunos são incentivados a acompanhar a matéria lecionadas com a leitura dos textos de apoio, e procura-se que desenvolvam um sentido crítico de análise das realidades económicas em discussão.
Os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua ou pela elaboração de uma prova escrita de exame.
A avaliação contínua integra dois momentos de avaliação por teste escrito, no decurso do semestre, valorizando-se ainda a assiduidade dos alunos.

Bibliografia principal

Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna, 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer [Varian, Hal , "Intermediate microeconomics: A Modern Approach", W W Norton & Co Incl]
Frank, Robert H. (2006), Microeconomia e comportamento, 6ª. ed., Lisboa: McGraw-Hill. [Frank, Robert , "Microeconomics and Behavior", McGraw-Hill]
Mateus, Abel e Mateus Margarida (2001), "Microeconomia: teoria e aplicação II", Verbo