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Universidade Lusófona

Teoria e Modelos de Crescimento Económico

Curso

Economia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT32-3501

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 Apresentação
2 1. Crescimento e Desenvolvimento
3 Medir o Crescimento e o Desenvolvimento Económico
4 2. De Adam Smith a Joseph Schumpeter.
5 Teorias Neoclássicas.
6 Crescimento económico segundo Adam Smith.
7 Malthus e Schumpeter.
8 Modelo de Harrod-Domar.
9 Modernização e Mudança Estrutural.
10 Análise do Desenvolvimento Económico Global.
11 Relatório Desenvolvimento Humano.
12 3. Processo de desenvolvimento
13 Dinâmica do Crescimento Económico e Processo de Industrialização.
14 Papel do Estado.
15 Papel da educação no crescimento e desenvolvimento económico.
16 Conhecimento como Capital.
17 4. O desenvolvimento numa perspectiva global.
18 Introduzindo as Instituições Internacionais.
19 Fadiga da Ajuda.
20 FMI.
21 Estratégias de Redução da Pobreza.
22 Papel da Agricultura.
23 Consenso de Washington.
24 Microcrédito.
25 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
26Questão Demográfica.
Sessões remanescentes (27 a 30) são utilizadas para apresentações de trab

Objetivos

A disciplina tem como principal objectivo proporcionar um contacto com a realidade económica e social dos países
em vias de desenvolvimento. Para isso, procede-se em primeiro lugar a uma discussão dos conceitos e medidas que
permitem identificar, caracterizar e distinguir os processos de crescimento e de desenvolvimento económicos.
Objetivo 1 - Dotar os alunos de conhecimentos elementares sobre a evolução, configuração atual e contexto institucional da economia mundial, conjugando essa análise com conceitos económicos fundamentais;
Objetivo 2- Compreender características fundamentais do mundo actual ¿ desigualdades económicas, regionalização económica, mundialização e globalização, crescimento populacional e consumo intensivo de recursos naturais;
Objetivo 3 - Conhecer tendências da economia mundial;
Objetivo 4 - Capacitar os alunos para a aplicação dos conhecimentos teóricos na análise de problemas práticos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Sendo fenómenos complexos, o crescimento e o desenvolvimento económicos têm sido objecto de um esforço de compreensão por parte de um conjunto muito diversificado de escolas do pensamento económico. A pluralidade teórica e as implicações em termos de políticas públicas serão destacadas.
O processo de desenvolvimento envolve profundas mudanças estruturais. O papel do Estado, a industrialização, o lugar agricultura ou a educação são áreas que necessitam de ser criticamente escrutinadas. Por outro lado, os problemas com que se defrontam os países em vias de desenvolvimento ¿ pobreza, desigualdades, urbanização acelerada ¿ têm de ser compreendidos para poderem ser enfrentados com sucesso. Finalmente, reconhece-se que o processo de desenvolvimento não pode ser desligado da chamada ¿globalização¿ e dos seus principais actores.

Metodologias de ensino e avaliação

Avaliação Contínua
Os alunos produzem um trabalho escrito sobre um artigo científico publicado numa revista académica de renome.
Nas aulas são dadas pistas de investigação sobre os vários domínios abordados, existindo acompanhamento dos
alunos, por parte do docente da disciplina, em sessões de atendimento individual ou em grupo.
Regras de Avaliação:
Prova escrita, com consulta, sobre os pontos 1 e 2 do Programa (25%) Prova escrita individual, com consulta, sobre
os pontos 3 e 4 do Programa (25%)
Trabalho de grupo, com apresentação na aula dos trabalhos realizados pelos alunos (15%)
Trabalho individual, com apresentação de comunicação ao Seminário de Teoria e Modelos de Crescimento
Económico (25%)
Assiduidade nas aulas e participação individual nas aulas e na plataforma de ensino à distância ¿moodle¿ (10%) Ou,
Exame final ¿ Prova escrita - 100%. Opta-se pela não existência de provas orais em época de exame.

Bibliografia principal

Cypher, James e Dietz, James, (2005), The Process of Economic Development, Routledge, Londres

Stiglitz, Joseph, (2010), Freefall: free markets and the sinking of the global economy, Penguin Books, Londres

Sachs, Jeffrey, (2006), O Fim da Pobreza, Casa das Letras, Lisboa

Sen, Amartya, (2003), O Desenvolvimento como Liberdade, Gradiva, Lisboa

Barro, R., Sala-I-Martin, X. (1995), Economic Growth, New York, McGraw Hill.

Mateus, A. (2009). A Grande Crise Financeira do Início do Século XXI, Bnomics, Abril.

Fernandes, A. C. (2008). Economia Pública ¿ Eficiência Económica e a Teoria das Escolhas Colectivas. Edições Silabo.

Roubini, Nouriel (2010), Economia de crise, 1ª Edição, Lisboa: D. Quixote.

Reinhart, Carmen (2011), This Time is Different: Eight Centuries of Financial Folly,
1ª Edition, New Jersey/US: Princeton University Press.

UN (2011): State of World Population 2011; United Nations, http://www.unfpa.org/swp/