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Universidade Lusófona

Estatística

Disciplina do Curso

Educação Física e Desporto

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

75 | 22,5

Código

ULHT495-194

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Estatística
a. População e Amostra
b. Variáveis
c. Tipos de variáveis
d. Bases de dados
2. Análise descritiva
a. Variáveis quantitativas
i. Medidas de localização e dispersão
b. Variáveis qualitativas
i. Tabelas de frequências
3. Análise inferencial (paramétrica)
a. Conceitos básicos
i. Hipótese de estudo e hipótese nula
ii. Nível de significância e p-value
b. Comparação de médias
i. Teste t para amostras independentes
ii. Teste t para amostras dependentes
iii. Análise de variância com um factor
c. Correlação entre duas variáveis quantitativas
i. Teste de correlação de Pearson
d. Associação entre duas variáveis qualitativas
i. Teste do Qui-quadrado

Objetivos

Preparar o aluno para a aplicação de técnicas estatísticas, descritivas e inferenciais, na análise de dados no contexto do ramo do seu ciclo de estudos (Exercício e Bem-Estar, Treino Desportivo ou Educação Física e Desporto Escolar), baseado na aquisição de um conhecimento sólido de conceitos básicos e fundamentais da estatística aplicada.
Preparar o aluno para a realização de trabalhos científicos académicos no seu ciclo de estudos, baseado no desenvolvimento de um raciocínio lógico e organizado que permita a formulação de hipóteses de estudo válidas e apresentação adequada de resultados estatísticos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta UC pretender desenvolver nos alunos a capacidade de realizar, de uma forma estruturada e organizada, um estudo científico. Esta competência é decorrente de um dominio de técnica estatísticas, desde a definição da amostra, constituição da base de dados, definição das hipóteses e análise dos respectivos dados.
Devem também desenvolver competências no domínio da interpretação de estudos científicos apresentados na literatura, sendo capazes de o entender e reproduzir.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas decorrerem num formato teórico-prático. A estratégia utilizada na leccionação desta UC é baseada fundamentalmente na frequente aplicação da teoria. Assim, o tempo de contacto com os alunos (1h30m por semana) é idealmente composto por uma parte teórica (40%) e uma parte prática (60%). A plataforma Moodle é utilizada para a partilha de todo o material das aulas. A avaliação obedece a uma de duas formas: (1) avaliação contínua composta por 2 fichas de avaliação realizadas ao longo do semestre em datas agendadas, cada uma com duração máxima de 1h15m e classificadas de 0-20. O aluno fica aprovado se a média das fichas for positiva (>=9.5); ou (2) avaliação por exame composta por um exame escrito (duração máxima de 2h) e uma prova oral, com ponderações de 50% cada. O aluno fica aprovado por exame se a média das duas provas for positiva (>=9.5). A nota mínima em todos os momentos de avaliação é igual a 7.5.

Bibliografia principal

- Maroco, João ; Bispo, Regina (2003) Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Climepsi Editores, Lisboa
- Ntoumanis, N. (2001) A Step-by-Step Guide to SPSS for Sport and Exercise Studies. Publisher Routledge
- Silva, Cecília Moura (1994) Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sociais, Editora McGraw-Hill de Portugal