Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Técnicas e Estratégias de Ensino

Disciplina do Curso

Educação Física e Desporto

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Anual | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

175 | 75

Código

ULHT495-200

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Contextualização do conceito de qualidade do ensino em Educação Física e Desporto (EFD). As orientações educativas em EFD. A identidade da Educação Físia: a perspectiva socio-crítica. O estado da arte sobre o estudo da eficácia pedagógica em EFD.
Módulo 2: O Espectro de Estilos de Ensino em EFD. As premissas teóricas subjacentes ao Modelo de Estilos de Ensino de Muska Mosston. Os conceitos de anatomia do estilo de ensino, barreira cognitiva, consentimento e dissonância cognitiv, e canal de desenvolvimento,. Estudo e caracterização dos dois grandes grupos de estilos de ensino: convergentes e divergentes.
Módulo 3: Técnicas de Ensino em Educação Física e Desporto. Princípios e procedimentos de gestão da aula e que potenciam o sucesso peedagógico em EFD. Caracterização das situações críticas de uma aula em EFD. As técnicas de ensino das dimensões instrução, gestão, clima e disciplina.

Objetivos

1. Conhecer as diferentes orientações educativas em Educação Física e Desporto.
2. Argumentar nos planos pedagógico e ético a validade da perspectiva socio-crítica no ensino das actividades físicas e desportivas nos diferentes contextos do exercío profissional.
3. Saber quando utilizar os diferentes estilos de ensino e as técnicas de instrução, gestão, clima e disciplina, em função dos objectivos de aprendizagem.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da Unidade Curricular os estudantes:
1. Conhecem as diferentes orientações educativas em Educação Física e Desporto e explicam como cada uma se posiciona relativamente às finalidades do ensino nos diferentes contextos de intervenção profissional.
2. Argumentam nos planos pedagógico e ético a validade da perspectiva socio-crítica no ensino das actividades físicas e desportivas.
3. Conhecem as variáveis gerais e específicas de eficácia pedagógica.
4. Contextualizam o conceito de qualidade do ensino em Educação Física e Desporto no âmbito de uma Didáctica da EFD subordinada a princípios morais e éticos.
5. Conhecem a anatomia dos estilos de ensino de Muska Mosston, bem como as sua implicações na aprendizagem.
6. Conhecem as técnicas de ensino associadas às dimensões instrução, gestão, clima e disciplina.

Metodologias de ensino e avaliação

São leccionadas aulas teóricas e teórico-práticas
Os recursos pedagógicos estão disponíveis na plataforma moodle.
São utilizadas as seguintes metodologias: a análise do ensino; estudo de casos; a técnica dos incidentes críticos; a análise de documentos e discussão em grupo.
A avaliação realiza-se através de avaliação contínua ou exame final. A avaliação contínua integra três tarefas: (a) apresentação de um ensaio por grupo; (b) fichas individuais; (c) teste escrito.
A classificação final é obtida a partir da seguinte fórmula:
NF= (Entrevista+Ensaio * 40%) + (Fichas individuais *20%) + (Teste Escrito * 40%)
Relatório escrito, parâmetros: (a) Organização e estrutura; (b) Desenvolvimento (estado do conhecimento e reflexão crítica); (c) Conclusão; (d) Referências Bibliográficas; (e) Ortografia.

Bibliografia principal

Mosston, M. &, Ashworth, S. (2001). Teaching Physical Education (5th ed). New York: Mcmillan.. .
Piéron, M. (1999). Para una Enseñanza Eficaz de las Actividades Físico-Deportivas. Barcelona: INDE.
Siedentop, D. & Tannehill, D. (2002). Developing teaching skills in physical education. MacGraw-Hill: Mayfield Pub. Co