TPD II - Natação
Apresentação
Teoria e prática da Natação como componente da formação holística do futuro profissional de Educação Física. O saber nadar como forma de garantir a capacidade de ensinar as bases da Natação.
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-3-8669
Disciplinas complementares recomendadas
- Desenvolvimento e Adaptação Motora - Pedagogia do Desporto. - Técnicas e Estratégias de Ensino. - Biomecânica.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. A história da Natação 2. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação 2.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos 2.2. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado 3. Comportamento do corpo na água 3.1. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado. 3.2. Hidrostática e hidrodinâmica. 3.3 Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água. 3.4 As forças propulsivas nas técnicas de nado 4. Análise das técnicas de nado. 5. Desempenho das técnicas de nado. 6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística.
Objetivos
1.Compreensão, domínio e identificação dos pricipais aspetos do ensino da Natação; 2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação em contexto escolar; 3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos de programas do ensino da Natação; 4.Dominio das técnicas de nado de forma a exemplificar e relacionar a capacidade motora com o ensino.
Metodologias de ensino e avaliação
A) Av. contínua: Aulas teóricas e práticas.1) Aval. teórica: 2 fichas de aval., ponderação 25% nota final; 2) trabalho individual de aplicação de fichas de observação de erros, ponderação de 15% nota final; 3) Aval. prática: Índice técnico em 25m de cada técnica de nado (>9,5 em todas as técnicas - cumprir todas as condicionantes regulamentares, Crol coordenar a respiração com os membros superiores), ponderação 60% nota final. Aprovação média final >9.5, oral de recuperação quando alguma das frequências <7.5. Presenças às aulas >70%. B) Exame de recurso: Aval. Teórica: 1) uma prova escrita (nota >9,5) + prova oral, (>9,5), ponderação de 25% na nota final; 2) trabalho individual de aplicação de fichas de observação de erros, ponderação 15% nota final (>9,5); 3) Aval. prática: Índice técnico em 25m de cada técnica de nado (>9,5 em todas as técnicas ¿ cumprir todas as condicionantes regulamentares, Crol coordenar a respiração com os membros superiores), ponderação 60% nota final.
Bibliografia principal
- Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL. - Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain. - Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Jaime Fidalgo terça-feira 12h00 às 13h30 Espaço Professor Edifício L José Morgado terça-feira 12h00 às 13h30 Espaço Professor Edifício L