TPD IV - Voleibol
Apresentação
A UC pretende expandir os conhecimentos e as vivências dos alunos de educação física, em termos metodológicos, pedagógicos e didáticos, para além da visão do praticante de voleibol, começando a cimentar a visão do professor que vai ensinar este conteúdo. Pretende-se nesta unidade curricular dar a conhecer os princípios básicos do Voleibol, assim como aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais e coletivos desta modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões desenvolvidos nesta UC permitem ainda constituir as bases do que será a sua intervenção futura no ensino do voleibol em contexto escolar.
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-1-8660
Disciplinas complementares recomendadas
Sem precedências: Pedagogia do Desporto
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são maioritariamente teórico-práticas. A prática da modalidade é refletida desenvolvendo as suas competências ao nível da execução e da futura intervenção. Na avaliação há três componentes: componente prática (ponderação de 45%), componente teórico-prática (trabalho de grupo sobre enquadramento dos conteúdos abordados à realidade do desporto juvenil (ponderação de 20%); e componente teórica (prova escrita, ponderação de 35%). Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame. Este contemplará uma prova escrita/oral (ponderação de 40%) e uma componente prática (ponderação de 60%). No final do semestre os alunos que tenham uma nota ponderada às três componentes de pelo menos 9,5 valores, mas que tenham obtido menos de 7,5 valores a alguma das componentes da avaliação terão acesso a uma prova de recuperação dessa componente (nota máxima possível 9,5 valores).
Bibliografia principal
Gonçalves, J. (2009). Voleibol ¿ Ensinar jogando. Livros Horizonte. Hardman, K. (2008). The situation of physical education in schools: a European perspective. Human Movement, 9(1), 5-18. Mesquita, I. (2005). A contextualização do treino no Voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O Contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp. 355-378). Visão e Contextos, Lda. Mesquita, I., Graça, A., Gomes, A. R., & Cruz, C. (2005). Examining the impact of a step game approach to teaching volleyball on student tactical decision making and skill execution during game play. JHMS, 48(6), 469-492. Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Centro de Estudos e Formação Desportiva.
Horário de Atendimento
A definir em contacto (email) prévio, com base no horário dos alunos e suas disponibilidades, articuladas com as disponibilidades do docente. Atendendo à situação pandémica atual, o atendimento à distância será privilegiado, utilizando plataformas disponíveis para o efeito (e.g., Colibri). Dependendo da situação, o atendimento poderá acontecer também no gabinete do docente ou, em função do número de alunos a atender (tutorias, grupo ou grupos de trabalho), em sala a requisitar nos respetivos serviços.