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Universidade Lusófona

TPD IV - Voleibol

Apresentação

A UC pretende expandir os conhecimentos e as vivências dos alunos de educação física, em termos metodológicos, pedagógicos e didáticos, para além da visão do praticante de voleibol, começando a cimentar a visão do professor que vai ensinar este conteúdo.

Pretende-se nesta unidade curricular dar a conhecer os princípios básicos do Voleibol, assim como aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais e coletivos desta modalidade.

Os conhecimentos, competências e aptidões desenvolvidos nesta UC permitem ainda constituir as bases do que será a sua intervenção futura no ensino do voleibol em contexto escolar.

Disciplina do Curso

Educação Física e Desporto

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT495-1-8660

Disciplinas complementares recomendadas

Sem precedências: Pedagogia do Desporto

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Enquadramento Tático-Técnico
    1. Técnica individual
      1. Posição base
      2. Deslocamentos
      3. Passe de dedos
        1. Frontal
        2. De costas
        3. Em suspensão
      4. Manchete
      5. Serviço
        1. Por baixo
        2. Tipo ténis
      6. Remate/Amorti
      7. Bloco individual
    2. Tática
      1. Tática individual
        1. Serviço
        2. Receção
        3. Distribuição
        4. Ataque
        5. Bloco
        6. Defesa baixa
      2. Tática coletiva
        1. Jogo reduzido e jogo condicionado
        2. Sistemas de jogo
          1. 0:6:0
          2. 3:3:0
        3. Sistemas defensivos
          1. Sistemas de receção ¿ W e Meia-lua
          2. Sistemas de defensivos ¿ 3:1:2 e 3:2:1
          3. Sistema de proteção ao próprio ataque ¿ 2:3
        4. Sistemas ofensivos
    3. Arbitragem
  2. Didática do Voleibol
    1. Ensino do Voleibol através de uma estratégia de jogo
    2. O jogo reduzido e suas variantes condicionantes
    3. Etapas de aprendizagem e níveis de jogo
    4. Avaliação da aprendizagem

Objetivos

  1. Ser competente, ao nível da prática da modalidade, na execução contextualizada dos gestos tático-técnicos ¿ tática individual, e no respeitante aos sistemas de jogo abordados;
  2. Dominar a abordagem do ensino da modalidade através do uso do jogo reduzido e do jogo condicionado;
  3. Consubstanciar desse conhecimento num trabalho de observação e analise do jogo e de seus fundamentos principais numa perspetiva de intervenção futura (i.e., consubstanciação da intervenção no diagnóstico inicial da performance).

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são maioritariamente teórico-práticas. A prática da modalidade é refletida desenvolvendo as suas competências ao nível da execução e da futura intervenção.

Na avaliação há três componentes: componente prática (ponderação de 45%), componente teórico-prática (trabalho de grupo sobre enquadramento dos conteúdos abordados à realidade do desporto juvenil (ponderação de 20%); e componente teórica (prova escrita, ponderação de 35%).

Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame. Este contemplará uma prova escrita/oral (ponderação de 40%) e uma componente prática (ponderação de 60%).

No final do semestre os alunos que tenham uma nota ponderada às três componentes de pelo menos 9,5 valores, mas que tenham obtido menos de 7,5 valores a alguma das componentes da avaliação terão acesso a uma prova de recuperação dessa componente (nota máxima possível 9,5 valores).

Bibliografia principal

  • Cruz, M., & Neto, J. B. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as Diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76.
  • Gonçalves, J. (2009). Voleibol ¿ Ensinar jogando. Livros Horizonte.

  • Hardman, K. (2008). The situation of physical education in schools: a European perspective. Human Movement, 9(1), 5-18.

  • Mesquita, I. (2005). A contextualização do treino no Voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O Contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp. 355-378). Visão e Contextos, Lda.

  • Mesquita, I., Graça, A., Gomes, A. R., & Cruz, C. (2005). Examining the impact of a step game approach to teaching volleyball on student tactical decision making and skill execution during game play. JHMS, 48(6), 469-492.

  • Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Centro de Estudos e Formação Desportiva.

Horário de Atendimento

A definir em contacto (email) prévio, com base no horário dos alunos e suas disponibilidades, articuladas com as disponibilidades do docente.

Atendendo à situação pandémica atual, o atendimento à distância será privilegiado, utilizando plataformas disponíveis para o efeito (e.g., Colibri).

Dependendo da situação, o atendimento poderá acontecer também no gabinete do docente ou, em função do número de alunos a atender (tutorias, grupo ou grupos de trabalho), em sala a requisitar nos respetivos serviços.

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

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