Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Anatomia Humana II

Disciplina do Curso

Engenharia Biomédica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1706-14625

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Noções de embriologia
2. Sistema Digestivo
3. Sistema Endocrino
4. Sistema Respiratorio
5. Sistema Cardiovascular
6. Sistema Linfatico
7. Sistema Nervoso e orgãos dos sentidos
8. Sistema Urinario
9. Sistema Genital masculino e feminino
10. Sistema Reprodutor

Objetivos

Esta unidade curricular é destinada a transmitir o conhecimento básico fundamental sobre a anatomia e fisiologia dos diferentes aparelhos e sistemas do corpo humano. Pretende capacitar os alunos para a compreensão da organização do corpo humano, compreendendo a distribuição dos seus órgãos num conceito funcional sistémico. Pretende-se também capacitá-los para observar, descrever e utilizar corretamente a nomenclatura anatómica. Iniciaremos, contudo, com breves noções de embriologia, de modo a
Entender as relações fisiologicas e respetivas consequências nos diferentes estadios maturativos ao longo do ciclo vital.
Os sistemas focados na unidade curricular são: sistema digestivo, endócrino, respiratório,cardiovascular,linfático,nervoso,urinario,genital e aparelho reprodutor sempre numa perspetiva anatómica e funcional.
Iniciaremos, contudo, com breves noções de embriologia, de modo a entender as relações fisiologicas e respetivas consequências nas diferentes

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Após a conclusão do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Descrever a estrutura anatómica (macroscópica e histologia) e as funções dos vários órgãos, aparelhos e sistemas do corpo humano e sua fisiologia básica.
- Compreender a coordenação básica entre os diferentes sistemas.

Metodologias de ensino e avaliação

Quanto á avaliação:
Na avaliação contínua, a nota final resulta da média ponderada do seguinte:
Aulas teóricas:
4 questionários escritos de resposta rápida com ponderação global de 10%,
2 frequências com ponderação de 40%
Esta avaliação contribuirá no seu conj. c/ 50% da classificação final da UC
Aulas teórico-práticas:
2 questionários escritos c/ ponderação de 10% cada um: o 1º será efetuado até ás férias da Pascoa e o 2º no final do semestre - obviamente sem data marcada previamente
Estes irão versar sobre as matérias que o grupo da unidade pedagógica (professora e assistentes) considerarem em apreço
Desempenho de questionários de resposta curta, durante o período letivo, sobre os conteúdos lecionadas nas aulas T com 1 ponderação global de 10%
Discussão de trabalhos, a propor pelas digníssimas assistentes e que serão discutidos por aluno de cada grupo em 2 aulas TP, com uma ponderação de 20%
Esta avaliação contribuirá no seu conj. com 50% para a ponderação da classif. final da UC

Bibliografia principal

1. Netter, F.H. (2011). Atlas de anatomia humana (5ªed). Elsevier.
2. Seeley, R.R., et al., (2011). Anatomia & Fisiologia (8ª ed). Lisboa: Lusodidacta.
3. Van de Graaff, K.M. (2002) Human Anatomy (6th Ed). Boston: Mc Graw Hill International.
4. Young, B., Heath, J.W., (2014) Wheater´s functional histology: a text and colour atlas (6th Ed). Edinburgh: Churchill Livingstone.