Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Anatomia Humana II

Curso

Engenharia Biomédica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1706-14625

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Aparelho circulatório
Sistema linfático
Sistema respiratório
Sistema digestivo
Sistema endócrino
Sistema urinário
Sistema genital masculino
Sistema genital feminino
Desenvolvimento

Objetivos

A unidade curricular de Anatomia Funcional tem como objectivo o estudo do corpo humano, aliando a descrição anatómica à caracterização histológica e funcional dos diversos sistemas. Pretende-se capacitar os alunos para a sistematização do corpo humano, a partir da descrição analítica dos seus órgãos e estruturas. Compreenderão os sistemas circulatório, respiratório e digestivo numa perspectiva funcional de nutrição e oxigenação dos tecidos; compreenderão o sistema urinário como processo de eliminação catabólica e os sistemas genitais, masculino e feminino, como processo de continuidade da espécie.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se capacitar os alunos para a sistematização do corpo humano, a partir da descrição analítica dos seus órgãos e estruturas. Compreenderão os sistemas circulatório, respiratório e digestivo numa perspectiva funcional de nutrição e oxigenação dos tecidos; compreenderão o sistema urinário como processo de eliminação catabólica e os sistemas genitais, masculin e feminno, como processo de continuidade da espécie.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas Teóricas: aulas magistrais, com frequência voluntária, seguindo o programa da disciplina de acordo com os objectivos definidos
Aulas Teórico-práticas: aulas tutoradas, de frequência obrigatória

1) Em regime de avaliação contínua, a componente prática considera a participação nas aulas tutoreadas, com um peso relativo de 30%. A componente teórica é baseada numa prova global escrita, incidindo sobre a totalidade da matéria ministrada nas aulas teóricas, e tem um peso relativo de 70%. A classificação final mínima para aprovação na unidade curricular em regime de avaliação contínua é de 9,5 v.
2) O regime de exame destina-se a trabalhadores-estudantes e a alunos que não tenham ficado aprovados no regime de avaliação contínua. A componente prática é avaliada numa prova oral, suportada em modelos anatómicos, e tem um peso relativo de 30%. A componente teórica é baseada num exame escrito, e tem um peso relativo de 70%. A classificação final mínima para aprovação é de 9,5v.

Bibliografia principal

1. Netter, F.H. Atlas de anatomia humana, 5ª edição, Elsevier, 2011
2. Seeley, R.R., et al., Anatomia & Fisiologia, 8ª edição, Lisboa, Lusodidacta, 2011
3. Van de Graaff, K.M., Human Anatomy, 6th Edition, Boston, Mc Graw Hill International, 2002
4. Young, B., Heath, J.W., Wheater's functional histology: a text and colour atlas, 5th Edition, Edinburgh, Churchill Livingstone, 2006